terça-feira, dezembro 12, 2006

Tecnologia
Blog será orgão de comunicação
como os outros em 10 anos


Os blogs estão a tornar-se num fenómeno cada vez mais relevante e, dentro de uma década, serão considerados órgãos de comunicaçã o equiparados aos tradicionais, revelam as conclusões de dois estudos apresentadas ontem em Paris.
Dentro de 10 anos, o blog será "um meio de comunicação social como os o utros", afirmaram dois investigadores da denominada "blogosfera", Dave Sifry, fundador do motor de pesquisa americano Tecnorati, e Alexis Helcmanocki, responsável do instituto de sondagem francês IPSOS.
Falando no "Web 3", um encontro internacional realizado em Paris, Dave Sifry afirmou: "A ideia de que somos ao mesmo tempo produtores e consumidores, p odendo contribuir activamente para as nossas próprias decisões e as dos nossos a migos e vizinhos, será tão natural no futuro como é hoje ler um jornal".
O facto de 60 milhões de blogs estarem catalogados no fim Setembro - sendo criados a um ritmo de três milhões por mês - leva a crer que o blog se vai impor definitivamente junto dos usuários da Internet.
De acordo com o último recenseamento do motor Tecnorati, a expansão do fenómeno está a conquistar rapidamente novos espaços linguísticos, nomeadamente chineses (10 por cento) e japoneses (33 por cento), que assim se sucedem aos blogs em inglês, que ainda lideram com 39 por cento.
Por sua vez, segundo o estudo realizado por IPSOS junto 2.214 utilizado res da Internet residentes em França, na Grã-Bretanha, na Itália, na Alemanha e na Espanha, 61 por cento dos inquiridos está a par dos blogs.
O mesmo estudo permitiu apurar que os blogs influenciam quem os consulta ao nível dos comportamentos de consumo, tendo 34 por cento dos entrevistados respondido que podem renunciar a uma compra após ter lido comentários negativos sobre o produto num blog.
Já para 52 por cento dos cibernautas europeus questionados, os comentários positivos expressos num blog podem reforçar a escolha do consumidor, revela a sondagem levada a cabo pelo IPSOS.

Sem comentários: