quarta-feira, dezembro 13, 2006

«Contacto» dá «Lição»
no ENTAF'06 em Freamunde




Eis o que dizem os locais sobre o assunto:
«Está na recta final e certamente muitos freamundenses já suspiram pelo próximo. Oxalá não demore. É a Cultura que nos dá sentido, é nela que encontramos o nosso fundamento. Já os Gregos tinham percebido isto e, por isso, era obrigatório assistir ao teatro. No teatro aprendemos a vida através dos outros.
Este sábado somos visitados pela CONTACTO. Deixamos alguma informação sobre o grupo na tentativa de estimular a afluência os freamundenses.

CONTACTO, 23 ANOS DE TEATRO

A CONTACTO nasceu a 22 de Setembro de 1983, data em que se apresentou ao público vareiro com uma das mais conhecidas e carismáticas peças de Bernardo Santareno, “A Promessa”.

Inicialmente sediada no salão paroquial São Cristóvão, inscrita e apoiada pelo Inatel de Aveiro, a Contacto, ou melhor, o então Grupo de Teatro Água Corrente de Ovar, vingou num meio pouco habituado ao dito teatro intencional graças aos esforços e à verticalidade dos seus fundadores e, principalmente, à dedicação e à disponibilidade de todos os seus membros, actores, actrizes e demais colaboradores.

Em 1985, ao abrigo de um protocolo estabelecido com o Orfeão de Ovar, a Contacto passou a funcionar no secular Teatro Ovarense (que os Bombeiros Voluntários mandaram demolir em 2000), onde permaneceu durante cerca de dez anos, como Secção de Teatro da referida colectividade, protocolo que viria a denunciar pouco tempo depois.

O ano de 1995 foi muito complicado para a Contacto que se viu obrigada, por ordem dos Bombeiros Voluntários, a abandonar o velho edifício e a procurar nova morada.

A resolução deste problema passou pela vontade e compreensão da benemérita Família Sá que, sensível a esta e outras iniciativas culturais, colocou à disposição da Contacto a sua casa na Rua Alexandre Herculano n.º 46/48, onde continuámos a desenvolver muitos dos nossos projectos, durante quase sete anos.

Um desses projectos e talvez o mais importante foi concretizado precisamente no ano de 2001, com a aquisição da sede da Companhia, na Rua Dr. José Falcão, n.º 239, por dezanove mil contos. Tal só foi possível com os apoios financeiros do Instituto Português da Juventude/RNAJ, da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Ovar, com os donativos recebidos de muitos amigos e colaboradores e com um empréstimo bancário contraído pela Direcção de então.

Fundada sob a denominação de Grupo de Teatro Água Corrente de Ovar, foi a 18 de Maio de 1993, data da sua legalização no Cartório Notarial de Ovar, que a alteração de nomes se verificou, passando a chamar-se CONTACTO – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar».(in «Revolta dos Capões»)

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma vez,
Obrigado Contacto!
Em nome de todos os freamundenses desejo um Bom Natal a todos vocês!!

Viva o GTF
Viva o Contacto
Vivam Ovar