sexta-feira, dezembro 29, 2006

No Torrão do Lameiro
Casal nómada passou o Natal
numa carrinha na praia


Mick, «just» Mick. O nome de família ficou em Newcastle, em Ingaterra, de onde é natural e de onde saiu há 15 anos para correr mundo. Há sete anos, pelo caminho, mais propriamente nas Andaman Islands, entre a Índia e a Tailândia, encontrou Jewels, a namorada, australiana de origem, de quem tem uma filha, Keeliah, de um ano. Juntos são uma família de nómadas que ontem se encontrava na praia dos Marretas, no Torrão do Lameiro (Ovar), onde passaram o Natal.
A família, porém, conta ainda com um precioso e curioso elemento um camião Bedford com 50 anos que serve de meio de transporte e de casa de família. O camião parece saído de outro mundo, ou pelo menos, de outra época. O interior parece uma casa típica da Idade Média. Umas escadas de madeira dão acesso ao interior da "habitação". A entrada é feita de duas meias-portas e portadas igualmente de madeira que, quando abertas, servem de janela. O interior, muito escuro, destaca-se pelo fogão a lenha onde descansam alguns utensílios de cozinha mais pretos do que carvão, onde não falta uma chaleira. Ao fundo, dois beliches.
Num deles nasceu Keeliah. No exterior do camião, o destaque vai mesmo para o compartimento feito de propósito para guardar a lenha depois usada no fogão e para o colorido da cabine. Apesar da excentricidade do veículo, Mick disse nunca ter tido problemas com as autoridades. («JN»)

Sem comentários: