quarta-feira, dezembro 27, 2006


GNR será «abolutamente inflexível»
com consumo de álcool no Ano Novo


A Brigada de Trânsito da GNR promete ser «absolutamente inflexíve com os condutores que sejam detectados com álcool no sangue na operação de trânsito montada para o período da passagem do ano, disse fonte da Guarda.
O responsável pelas Relações Públicas da Brigada de Trânsito da GNR, ma jor Lourenço da Silva, disse à agência Lusa que, no âmbito da Operação Ano Novo 2006-2007, será reforçada a detecção de ingestão de bebidas alcoólicas por condu tores, sobretudo durante os dias 31 de Dezembro e 01 de Janeiro.
A operação Ano Novo 2006-2007 inicia-se às 00:00 de sexta-feira e prolonga-se até às 24:00 de terça-feira, com uma média diária de 1.100 patrulhas, num total de 2.230 militares.
Ao contrário do que sucedeu na Operação Natal, a atenção da Brigada de Trânsito vai desviar-se das estradas locais e municipais para as nacionais, auto -estradas, itinerários principais e itinerários complementares, dado que os dest inos de Natal e Fim de Ano são diferentes.
O major Lourenço da Silva adiantou à Lusa que apenas três dos acidentes com vítimas registados nos cinco dias da operação Natal - entre as 00:00 de 22 e as 24:00 de 26 de Dezembro - ocorreram fora das estradas locais e municipais.
O responsável pelas Relações Públicas da Brigada de Trânsito referiu qu e os 18 mortos registados na Operação Natal - mais nove do que em igual período do ano passado - não irão alterar a tendência de melhoria significativa que vinh a a acontecer desde o início do ano, em termos de acidentes e vítimas.
Adiantou que entre Janeiro e o princípio de Dezembro houve uma diminuiç ão de cerca de 25 por cento no número de acidentes com vítimas mortais e lembrou que no período da Operação Natal houve dois acidentes com um elevado número de mortos.
A mesma fonte acrescentou que a comparação entre períodos homólogos não é muito correcta, dado que as condições, nomeadamente as climatéricas, variam t odos os dias.
Ainda quanto à operação Natal, o major Lourenço da Silva referiu que do s 1.278 acidentes ocorridos só em cerca de 40 houve feridos graves ou mortos.
O excesso de velocidade foi a infracção mais detectada nos cinco dias que durou a Operação, sendo que dos 128.752 veículos fiscalizados, 2.675 circulav am acima dos limites.

Sem comentários: