quarta-feira, dezembro 20, 2006

Brrrrrrrrrr
Alertas Amarelos para frio com escala
que varia consoante distrito


Os alertas Amarelos para o frio decretados hoje em nove distritos de Portugal Continental assentam numa escala variável de temp eraturas de distrito para distrito que para Bragança, por exemplo, varia entre o s 4 e os 7 graus negativos.
Assim, para que Bragança passe a alerta Laranja (o terceiro nível numa escala de quatro) o termómetro terá de descer a temperaturas entre 8 e os 10 graus negativos.
Bragança é o distrito que hoje regista a temperatura mínima mais baixa em Portugal Continental, cinco graus negativos.
O alerta amarelo é o segundo de uma escala de quatro (verde, amarelo, laranja e vermelho) e é, tal como os restantes, activado quando se espera que um distrito alcance determinados valores pré-estabelecidos, nomeadamente quanto a temperaturas (máximas e mínimas), precipitação e neve, vento e ondulação marítima.
No distrito de Lisboa, por exemplo, o IM activa o alerta Amarelo quando as temperaturas mínimas variam entre os quatro graus e um grau positivos e em alerta Laranja quando oscilam entre os zero e um grau negativo.
Quando em Lisboa se regista temperaturas abaixo de um grau negativo entra-se em alerta Vermelho, em contraste por exemplo com os distritos da Guarda e Bragança, onde este alerta apenas é decretado com temperaturas abaixo dos 10 gra us negativos.
No distrito do Porto, o alerta Amarelo é activado quando as temperatura s esperadas estão entre os zero graus e os dois graus negativos.
Todos os critérios para os alertas podem ser consultados na página do Instituto de Meteorologia, em http://www.meteo.pt/pt/previsao/SAM/criterios.jsp.
Quanto às recomendações para o tempo frio são feitas pela Direcção-Geral de Saúde (DGS).
Na sua página na Internet, a DGS alerta para a exposição ao frio, que pode provocar enregelamentos e hipotermia, bem como agravamento de doenças, em especial as cardíacas e respiratórias.
De acordo com a DGS, os grupos mais veneráveis ao frio são os bebés e idosos, pessoas que têm doenças crónicas, em especial cardíacas, vasculares, respiratórias, reumáticas, diabetes e da tiróide.
Para combater o frio, e no que diz respeito ao domicílio, a DGS recomenda que se verifiquem os equipamentos de aquecimento, manter a casa arejada e promover a boa circulação do ar.
No que diz respeito ao vestuário, a DGS recomenda que as pessoas cubram as mãos, pés e cabeça, usem roupas folgadas ou em várias camadas adequadas à temperatura ambiente (as justas dificultam a circulação sanguínea).
A DGS aconselha também as pessoas a comerem com mais frequência sopas e bebidas quentes e alimentos calóricos como chocolate e desaconselha as bebidas alcoólicas.
Os familiares e amigos das pessoas que vivem sozinhas e isoladas devem contactá-las uma vez por dia e certificar-se das condições de conforto.

Sem comentários: