sábado, dezembro 30, 2006

20 anos sobre a morte de José Afonso

Porque estamos a menos de dois meses de uma efeméride particularmente significativa como é o dia 23 de Fevereiro de 2007 em que se cumprirão exactamente 20 anos sobre a morte de José Afonso, uma data marcante que cumprirá assinalar com a dignidade e o relevo que a personalidade merece. O deputado do BE Vítor Ferreira fez a referencia que a seguir se transcreve na sessão da A.M. de 15 de Dezembro a qual mereceu a indicação de que tal recomendação seria tida em conta. Ora o BE de Ovar gostaria de ver esta efeméride reunir o consenso das forças politicas representadas na Assembleia Municipal de Ovar e assim dar-se o relevo merecido.

«José Afonso foi músico, cantor e poeta, senhor do lirismo mais doce e capaz da palavra mais cortante. Foi professor, pedagogo, combatente pela democracia e pela liberdade, espírito crítico, rebelde e exigente, visionário de uma terra onde «ser digno» fosse conjugado no presente e no plural, companheiro e amigo dos simples e dos humildes. Fez de «terra da fraternidade» mais do que a estrofe de uma canção e a senha do 25 de Abril: fez da fraternidade uma palavra de ordem para a sua própria acção quotidiana. José Afonso foi, em suma, um português exemplar.

O seu perfil como homem transcende em muito a imagem redutora do mito. O Zeca foi uma personalidade rica e complexa, prenhe de contradições, de angústias e de sonhos –muitos sonhos.
A poucos meses dos vinte anos sobre a morte de José Afonso, cremos ter chegado a hora de preparar a homenagem que ele merece, perpetuando-lhe a obra e dando-o a conhecer nas suas múltiplas facetas, sobretudo às gerações mais jovens». Uma recomendação para que a Câmara Municipal prepare para o primeiro trimestre do próximo ano um ciclo de actividades de homenagem a José Afonso, procurando envolver as colectividades, as escolas e a comunidade, em geral.


José Carlos Lopes (BE/Ovar)

Sem comentários: