sexta-feira, janeiro 02, 2026

O chefe da polícia do cantão de Valais, Frederic Gisler, confirmou que há uma portuguesa entre os 119 feridos do trágico incêndio no bar La Constellation, na Suíça, onde deflagrou um fogo cerca de uma hora e meia depois das 00:00 da noite de Passagem de Ano.

Entretanto, a CNN Portugal conseguiu apurar no local, em Crans-Montana, uma das estâncias de ski mais exclusivas da Suíça, que há também uma cidadã portuguesa entre os vários desaparecidos.

A mulher desaparecida e a ferida, que é de Santa Maria da Feira, estariam juntas naquele mesmo bar, onde um incêndio que deflagrou em segundos acabou por lançar o pânico sobre as cerca de 200 pessoas que ali estavam.

Entretanto, e em informação prestada à agência Lusa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou esta mesma informação: uma portuguesa está desaparecida e outra está ferida, não se sabendo a condição desta segunda mulher.

Frederic Gisler lembrou que “o destino de perto de 150 pessoas se transformou em horror”, continuando a frisar que o número de mortos se mantém nos 40, embora as autoridades italianas já tenham avançado com o número 47.

Numa conferência de imprensa que serviu para dar mais pormenores, o responsável indicou que “a tarefa mais importante” é identificar toda a gente, nomeadamente os mortos, muitos deles totalmente carbonizados.

Por agora falta ainda identificar seis dos 119 feridos, mas as autoridades já adiantaram uma lista pormenorizada das pessoas hospitalizadas: 71 suíços, 14 franceses, 11 italianos, quatro sérvios, um bósnio, um belga e um português.

A polícia suíça indicou ainda que está a colaborar de perto com os governos de vários países, incluindo o português. Decorrem ainda contactos com as autoridades de Polónia, Congo, Turquia, Roménia ou Filipinas.

O chefe da polícia criminal de Valais, Pierre-Antoine Lengen, indicou que os médicos-legistas estão a tentar trabalhar em várias frentes para acelerarem as identificações das vítimas. Entre os métodos utilizados estão os registos dentários, impressões digitais, objetos, roupas ou amostras de ADN.

Foto: Denis Balibouse - Reuters https://www.ovarnews.pt/uma-portuguesa-ferida-de-santa-maria-da-feira-e-outra-desaparecida-na-tragedia-da-suica/



Ainda vai a tempo de visitar a exposição do artesão João Pinto patente na Confeitaria Progresso, em Ovar.

"Esculturas do Mar" mostra peças únicas em madeira de mar — presépios, varinas, anjos e figuras vareiras.

João Pinto nasceu em 1952, na praia do Furadouro.

Sempre viveu entre a ria e o mar e é neles que procura as matérias primas e a inspiração para as obras que vão saindo das suas mãos.

A Confeitaria Progresso é também uma renomada produtora de Pão-de-Ló de Ovar.

Todavia, não pertence à Associação de


Produtores, "porque seguimos um método tradicional mais antigo, guardado num cofre desde os anos 40 do século passado.

Segundo registos familiares, é o segundo pão de ló mais antigo de Ovar. É um processo feito como antigamente: lento, artesanal, "com outro tempo e outro amor", o que cria uma forte curiosidade entre visitantes e residentes.

A Progresso está, também, a tornar-se um espaço cultural e turístico, com exposições e eventos no centro da cidade. https://www.ovarnews.pt/esculturas-do-mar-de-joao-pinto-para-ver-na-confeitaria-progresso/


Orquestra Improvável volta ao Carnaval de Estarreja
 

Estão abertas inscrições até dia 15 de janeiro para todos aqueles que queiram fazer parte deste projeto

A Orquestra Improvável regressa ao Carnaval de Estarreja e convoca os estarrejenses de todas as idades para integrar um espetáculo coletivo nas ruas da cidade.

Com chancela do LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa e direção artística do coletivo We Tum Tum, este projeto artístico renova o seu compromisso de envolvimento da comunidade e de celebração da identidade carnavalesca do concelho.

Todos, de todas as idades e com ou sem experiência artística, são convidados a dar corpo e energia ao Carnaval de Estarreja, participando na Orquestra Improvável, um espetáculo comunitário único. As inscrições decorrem até dia 15 de janeiro.

Depois do sucesso na edição de 2025 no entrudo estarrejense, renova-se o convite à comunidade para juntar-se à Orquestra Improvável, um projeto artístico de participação alargada que pretende transformar percussão, movimento e criatividade num momento festivo e coletivo.

Dinâmico, multidisciplinar e itinerante, o espetáculo marcará a abertura de três grandes momentos da edição de 2026: Marchas Luminosas (11 de fevereiro) e Grandes Corsos (15 e 17 de fevereiro).

O coletivo We Tum Tum, reconhecido pelo trabalho de criação artística colaborativa, é novamente responsável pela direção artística. Num trabalho multidisciplinar, que mistura música e teatro.

O espetáculo nasce de uma residência artística comunitária estruturada em oito sessões de experimentação e criação, que decorrem entre 15 de janeiro e 11 de fevereiro, no Pavilhão Multiusos, no Parque Municipal do Antuã, onde os participantes serão guiados para explorar ritmo, corpo, movimento e formas de expressão coletiva que se transformarão em espetáculo vivo nas ruas de Estarreja.

Encontros de criação comunitária:

- 15 janeiro (quinta-feira)/ 19:00 às 21:00


- 19 janeiro (segunda-feira)/ 19:00 às 21:00


- 22 janeiro (quinta-feira)/ 19:00 às 21:00


- 27 janeiro (terça-feira)/ 19:00 às 21:00


- 2 fevereiro (segunda-feira)/ 19:00 às 21:00


- 5 fevereiro (quinta-feira)/ 19:00 às 21:00


- 7 fevereiro (sábado) Ensaio geral/ 14:00 às 17:00 (manhã - prova de figurinos)


- 11 de fevereiro (quarta-feira) // 19:00 até ao final da 1.ª apresentação pública

 

Apresentações:

- Abertura das Marchas Luminosas: 11 de fevereiro (noite)


- Abertura dos Grandes Corsos: 15 e 17 de fevereiro (encontro Pavilhão Multiusos, junto ao Parque Municipal do Antuã, às 11:00)

 

Como participar:

- Inscrição, até 15 de janeiro, através do formulário: https://bit.ly/orquestraimprovável2026


- O número de participantes é limitado.

Em 2026, o Carnaval de Estarreja festeja-se de 7 a 17 de fevereiro. Da programação fazem parte os desfiles (Carnaval Infantil – 8 fevereiro, Marchas Luminosas - 11 fevereiro, Desfile Noturno das Escolas de Samba - 13 fevereiro e os Grandes Corsos - 15 e 17 fevereiro) e um programa complementar que integra o Espaço Folia onde decorre a animação noturna com concertos e espetáculos.

 

  https://www.ovarnews.pt/orquestra-improvavel-volta-ao-carnaval-de-estarreja/


Perlim termina com cerca de 100 mil visitantes e 133 bebés com passaporte de acesso vitalício  
Numa das edições mais desafiantes de sempre, o parque temático natalício Perlim atraiu cerca de 100 mil visitantes à Quinta do Castelo, em Santa Maria da Feira, cumprindo um objetivo que se antevia ambicioso e difícil, devido às condições meteorológicas adversas – choveu em dez dos 20 dias do evento. Contas feitas, o balanço global evidencia a força e a notoriedade de um projeto identitário, que é hoje uma marca de referência no circuito de parques temáticos e mercados de Natal em Portugal e Espanha.


 “Só podemos estar satisfeitos e orgulhosos com os resultados desta edição, sobretudo com a resiliência de um público fantástico, que nunca desistiu de Perlim, apesar das condições meteorológicas tão adversas”, sublinha o presidente da Câmara, Amadeu Albergaria, vincando que “os números alcançados e todo o ambiente vivido pelas famílias no recinto traduzem a força de Perlim e a forma como o evento continua a contagiar o nosso país e a vizinha Espanha, de onde vieram cerca de 30% dos nossos visitantes.”


O parque temático natalício de Santa Maria da Feira abriu as portas a 29 de novembro e encerrou a 30 de dezembro, decorrendo ao longo de 20 dias não consecutivos, metade deles fortemente penalizados pela chuva, mas sem qualquer encerramento de portas.


“Os 99 865 visitantes que recebemos representam para nós um número histórico, considerando que choveu em 50% dos dias do evento, provavelmente a mais penalizada de todas as edições e a mais curta dos últimos anos – foram 20 dias de Perlim em 2025, quando em anos anteriores o calendário oscilou entre os 22 e os 25 dias”, recorda Paulo Sérgio Pais, diretor-geral da empresa municipal Feira Viva.


“Mesmo no dia mais chuvoso de todos, 5 de dezembro, recebemos cerca de mil visitantes, o que é admirável e gratificante para toda a equipa, que nunca baixou os braços e fez tudo para proporcionar momentos de magia aos que fizeram questão de vir a Perlim nos dias planeados”, reforça Paulo Pais.


Foram várias as novidades que marcaram esta edição e que registaram uma grande adesão e envolvimento do público, nomeadamente: o espetáculo aéreo com 220 drones, narrado por Catarina Furtado, que fechou todos os dias do evento; o projeto “Guardião das Chupetas”, através do qual mais de 150 crianças entregaram as suas chuchas ao Pai Natal de Perlim; a iniciativas “+ Presente”, que envolveu dezenas de crianças e famílias no gesto voluntário de esconder presentes no recinto de Perlim para serem encontrados por outros; o movimento “Exército de Soldados ao Contrário”, que registou mais de mil alistados de todas as idades, com o compromisso de praticarem boas ações no dia a dia; o lançamento do primeiro de cinco livros de uma coleção infantil de Perlim; a missão “Perlim Mais Perto de Mim”, que alargou a visita a dez hospitais pediátricos do Norte e Centro do País; e a participação do psicólogo Eduardo Sá nesta edição do evento, com a gravação de quatro vídeos temáticos e a dinamização de uma conversa que esgotou o auditório do Cineteatro António Lamoso no dia mais chuvoso de Perlim.


Durante o período do evento, nasceram 133 “bebés Perlim” no Hospital de S. Sebastião – Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga (71 meninas e 62 meninos) e todos foram presenteados com um passaporte de acesso gratuito vitalício a Perlim, no âmbito do projeto “Criar Raízes”, incutindo desde tenra idade o sentimento de identidade e pertença pelos grandes eventos de Santa Maria da Feira.


Em 2026, Perlim regressa ao lugar de sempre, à Quinta do Castelo, um espaço único em Portugal e que torna este evento irrepetível noutro lugar. https://www.ovarnews.pt/perlim-termina-com-cerca-de-100-mil-visitantes-e-133-bebes-com-passaporte-de-acesso-vitalicio/


Um morto em despiste de moto na A41
O condutor de uma moto morreu esta manhã de sexta-feira na sequência do despiste da mota que conduzia.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil, o acidente deu-se na A41, junto à rotunda de acesso a Espinho.

Em atualização. https://www.ovarnews.pt/um-morto-em-despiste-de-moto-na-a41/
A Associação do Carnaval da Bairrada (ACB) vai apostar num rei português para o trono do Carnaval mais brasileiro do país.

Quebra-se, assim, a tradição de ter um nobre elemento brasileiro nos desfiles, mas apostando em fazer reviver a presença da Miss Bairrada como rainha, ao lado do novo Rei português: o apresentador de TV e ator João Baião.

João Baião, nascido em 1963 na Amadora, é um carismático ator, apresentador e encenador português, conhecido pela sua energia contagiante e presença em programas como Big Show SIC e Casa Feliz, além de ter um vasto currículo no teatro com obras de grandes nomes e participações em novelas como Mar Salgado, sendo uma figura incontornável do entretenimento nacional. https://www.ovarnews.pt/carnaval-da-mealhada-vai-ter-um-rei-nacional/


Obtenha um rendimento diário usando o BTC através do CryptoEasily
O Bitcoin (BTC) já atravessou mais de uma década de volatilidade. No passado, era considerado um ativo de alto risco e elevado retorno para especulação; agora, com o mercado a amadurecer gradualmente, cada vez


mais investidores começam a concentrar-se numa questão mais realista: como obter um cash flow contínuo sem vender BTC.

A mineração em nuvem da CryptoEasily oferece uma forma completamente nova de fazer do Bitcoin não só uma reserva de valor, mas também uma fonte de rendimento passivo estável. Com o CryptoEasily, pode ganhar 6.800


dólares em rendimentos passivos todos os dias.





De "jogo de preços" para "operação de ativos"


Os primeiros investimentos em Bitcoin baseavam-se principalmente numa


estratégia de comprar em baixa e vender em alta, com retornos altamente dependentes das condições de mercado. No entanto, ciclos de mercado mais longos e o aumento da incerteza macroeconómica tornaram as limitações


desta abordagem cada vez mais evidentes.


Cada vez mais detentores de longo prazo percebem que fazer o BTC “trabalhar para gerar rendimento” durante o período de holding é mais


sustentável do que simplesmente esperar a valorização do preço. Este é precisamente o valor central da mineração em nuvem da CryptoEasily: sem necessidade de operações frequentes, é possível obter retornos estáveis ao


participar do processamento da rede blockchain.

A lógica do modelo da CryptoEasily


A CryptoEasily é uma plataforma de serviços de criptomoedas integrada, que combina gestão de ativos digitais, investimentos e mineração em nuvem. Um dos seus principais negócios é o serviço de mineração em nuvem, permitindo


que os utilizadores participem na mineração de criptomoedas sem precisar comprar ou manter hardware próprio.


A plataforma é responsável pela implantação, manutenção e alocação de energia unificadas das máquinas de mineração. Os equipamentos estão distribuídos em vários locais do mundo, com algumas explorações mineiras localizadas perto de áreas de energia renovável, o que ajuda a reduzir os custos operacionais e a melhorar a estabilidade operacional, facilitando a


participação até mesmo de utilizadores iniciantes na mineração em nuvem.

Principais vantagens da mineração CryptoEasily


● Serviços de valor acrescentado: Margens de lucro elevadas, sem taxas adicionais e serviços de gestão de elevada qualidade.


●Seguro e fiável: Segurança reforçada com a proteção McAfee® e Cloudflare®.


● Retornos estáveis: Proteção do capital garantido, retornos contínuos, não afetados pelas flutuações externas do mercado.


● Programa de afiliados: Ganhe 3 a 5% de recompensa por referências e até 50.000 dólares de rendimento mensal.


● Suporte profissional: Garantia de 100% de disponibilidade e suporte ágil 24 horas por dia, 7 dias por semana, para o ajudar a resolver qualquer problema.

Como começar a minerar usando o CryptoEasily?

Passo 1: Registe uma conta:


Visite o site oficial da CryptoEasily: https://cryptoeasily.com

Introduza o seu endereço de e-mail e palavra-passe para criar uma conta. Os novos utilizadores receberão um bónus de inscrição de 15 dólares e um bónus de login diário de 0,60 dólares.

Pode aproveitar estas ofertas promocionais e desfrutar de um período de teste gratuito. Estas ofertas podem ser muito úteis se quiser realizar testes em pequena escala antes de se comprometer com um projeto.

Passo 2: Suporte para múltiplas criptomoedas

Ao selecionar as criptomoedas suportadas, os utilizadores podem depositar diversos criptoativos, incluindo:

Principais criptomoedas como BTC, USDT, ETH, LTC, USDC, XRP e BCH.

Passo 3. Selecione o contrato

Para a mineração em nuvem, a CryptoEasily oferece uma variedade de contratos para atender a diferentes orçamentos e objetivos. Seja para ganhos a curto prazo ou recompensas a longo prazo, a CryptoEasily tem a solução ideal para si.

**Contrato Inicial:** 100 dólares — Período de 2 dias — Lucro total aproximado de 108 dólares

**Contrato estável:** 1000 dólares — Período de 7 dias — Lucro total aproximado de 1094,50 dólares

**Contrato Profissional:** 4500 dólares — Período de 16 dias — Lucro total aproximado de 5616 dólares

**Contrato Avançado:** 15000 dólares — Período de 25 dias — Lucro total aproximado de 22050 dólares

Para mais detalhes sobre o contrato, visite o site oficial.

Após a compra do contrato, os ganhos serão creditados automaticamente na sua conta no prazo de 24 horas. Pode levantar os ganhos para a sua carteira pessoal ou reinvesti-los para obter mais rendimentos.

Resumir

Em 2026, o valor do Bitcoin já não se reflete apenas na valorização do seu preço. Com a mineração em nuvem da CryptoEasily, o BTC pode gerar fluxo de caixa estável durante o período de holding, oferecendo aos investidores uma nova forma de fazer os seus ativos renderem.

Para aqueles que já possuem criptomoedas há longo prazo e desejam explorar formas mais eficientes de utilizar seus ativos, o modelo de mineração em nuvem oferecido pela CryptoEasily representa uma oportunidade excelente.


Site oficial: https://cryptoeasily.com


Download da aplicação: https://cryptoeasily.com/xml/index.html#/app

E-mail de apoio ao cliente: info@CryptoEasily.com https://www.ovarnews.pt/obtenha-um-rendimento-diario-usando-o-btc-atraves-do-cryptoeasily/

quinta-feira, janeiro 01, 2026



Programação cultural de Ovar esquece o frio e sai para a rua
 

O Município de Ovar começa o ano com três propostas únicas: Cantar os Reis, Carnaval e Solenidades Quaresmais. O palco são as ruas da cidade de Ovar e a aposta é na identidade, sendo os vareiros os protagonistas de uma cultura sem barreiras, fortemente ligada ao território e capaz de potenciar o património material e imaterial do concelho. A tradição abraça a contemporaneidade e à comunidade juntam-se nomes e projetos reconhecidos do grande público. As propostas do primeiro trimestre incluem, assim, os concertos de João Só e Tiago Nogueira, de Capicua e o espetáculo de teatro Ratoeira, com um elenco de excelência encabeçado por Ruy de Carvalho.

"Começamos o ano com três propostas únicas, que reforçam o nosso compromisso de valorizar a memória coletiva", destaca Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, acreditando que o Cantar os Reis, o Carnaval e as Solenidades Quaresmais são eventos transformadores em múltiplos níveis. "Promovem o encontro e, em simultâneo, permitem criar marcas fortes, capazes de diferenciar o território e gerar um impacto económico e cultural significativo."

Num momento coletivo que impressiona e que cruza gerações, centenas de reiseiros cantam a tradição. Com o objetivo de valorizar o Cantar os Reis, inscrito, desde 2020, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal, o Município de Ovar promove cinco encontros. Dias 3 e 4 de janeiro, às 16h00 e 15h00 respetivamente, no Centro de Arte de Ovar, atuam as Troupes Infantis. Já as Troupes Adultas atuam na Igreja Matriz de Ovar, nos dias 4, 5 e 6 de janeiro, às 21h30.

O Carnaval de Ovar é de 24 de janeiro a 17 de fevereiro. Traz dezenas de propostas, num cartaz em que os grandes momentos emblemáticos, como a Chegada do Rei (1 de fevereiro, 15h00, Centro da Cidade de Ovar), o Desfile da Farrapada (13 de fevereiro, 22h00, Centro da Cidade de Ovar), o Desfile Noturno das Escolas de Samba (14 de fevereiro, 22h00, Centro da Cidade de Ovar) e os Grandes Corsos Carnavalescos (15 e 17 de fevereiro, 14h30, na Av. Sá Caneiro) se cruzam com uma animação musical pensada para todos os públicos. Com sete palcos espalhados pela cidade, a Grande Noite Mágica (16 de fevereiro, 22h00, Centro da Cidade de Ovar) é o momento mais aguardado.

Logo a seguir, as Solenidades Quaresmais abraçam o Centro Histórico de Ovar, de 18 de fevereiro a 5 de abril. Destaque para as emblemáticas Procissões Quaresmais.

No Centro de Arte de Ovar, anteveem-se momentos emocionantes. Imperdível o concerto marcado para 16 de janeiro, às 21h30, que junta João Só e Tiago Nogueira. Num momento revivalista em que ambos vão visitar temas e artistas que fizeram parte do seu crescimento, “Cantam Coisas em Português e em Inglês”.

E que tal “Um Gelado antes do fim do mundo”, servido por Capicua, num momento que celebra a força insubmissa das palavras e da música, como forma de construção de novos mundos. É no dia 20 de março, às 21h30.

Destaque ainda para um terceiro momento. A peça, em cena há mais tempo, chega a Ovar. Assinada por Agatha Christie, Ratoeira, a produção da Yellow Start Company traz um serão de enigmas e mistérios. A récita acontece a 27 de março, dia Mundial do Teatro, às 21h30.

Tudo isto e muito mais. Entre exposições, cinema, literatura, música, visitas guiadas, oficinas e aprendizagem criativa, esta agenda reúne propostas para todas as idades, interesses e ritmos.

Consulte a programação completa em: https://cultura.cm-ovar.pt/pt/menu/3361/agenda-cultural.aspx

 

 

  https://www.ovarnews.pt/programacao-cultural-de-ovar-esquece-o-frio-e-sai-para-a-rua/