quinta-feira, janeiro 25, 2007

Uma carta enviada
à Fundação do Carnaval


«Exmºs. Senhores:

Não é novidade para ninguém que o Carnaval de Ovar vive, de há anos a esta parte, uma crise que, em minha opinião se tem vindo a acentuar. Não querendo, até porque não me sinto preparado para o fazer, encontrar as verdadeiras causas para tal, sempre me atrevia a deixar algumas dicas que possam ajudar a uma reflexão presente e futura.
É um facto que há necessidade de repensar o Carnaval de Ovar sob pena de, não o fazendo, ele caminhar a passos largos para uma situação que o leve ao definhamento. Sei que partilham desta preocupação – prova disso foi o trabalho feito há dois ou três anos com vários intervenientes – mas também sei que, pelo menos aparentemente, pouco ou nada tem sido feito para que o Carnaval de Ovar se mantenha no topo dos carnavais portugueses, diria mesmo que se tem feito mais para que ele seja apeado desse patamar a que, mercê do esforço de um grupo de pessoas que nunca regatearam esforços para elevar, se guindou.
E acho que a Fundação do Carnaval de Ovar (FCO) tem dado, involuntariamente, admito-o, um precioso contributo para o descrédito do Carnaval de Ovar. Dois exemplos bastam: a censura na chegada do Rei a propósito das “Celebridades” e o episódio Joanas. Se era para acabar assim, não devia ter começado.
Hoje o Carnaval de Ovar começa a ser uma caricatura de si próprio. Desapareceram as piadas, que foram durante dezenas de anos um factor importante de atracção, os grupos enveredaram por manifestações de tecnologia, chamando a isso carnavalesco, as escolas de samba têm vencedores anunciados, o mesmo acontecendo com os grupos de passerelle. Obviamente que não quero por em causa a justeza dos vencedores, mas salta aos olhos que há um certo “receio” de admitir que a vitória possa cair nas mãos de grupos/escolas de samba menos mediáticos.
Enquanto isso, bem aqui ao lado e pelas informações que nos vão chegando, o carnaval vai-se afirmando com passos seguros e, se não nos pusermos a pau, um dia destes passa por nós, destronando-nos do pedestal em que nos quisemos colocar, mas que não sabemos merecer.
Vem tudo isto a propósito do programa que vi anunciado para a tenda e para o dia 17 de Fevereiro. Como julgo que a FCO aprovou o citado programa para fazer a adjudicação da exploração da tenda e na convicção de que não tem conhecimento do que é proposto, falha que relevo sem dificuldade, venho alertá-los para que está preparada mais uma machadada no prestígio do Carnaval de Ovar. O “artista”, que aqui aplico no sentido figurado (manhoso), tem a seu favor o “mérito” de em cada três palavras dizer dois palavrões. Pode até encher a tenda e ser um sucesso de bilheteira, mas é isso que engrandece o Carnaval de Ovar? Se não conhecem o género, e daí a minha desculpa por terem aceitado o programa, podem ir ao Youtube e ficarão a saber do que falo. Não me acredito que depois sejam capazes de dar o vosso aval a tal personagem. Um “espectáculo” destes não dignifica ninguém; promotores, avalistas, assistentes.
Longe começam a ficar os tempos em que o Carnaval de Ovar se vangloriava de ser feito com prata da casa. Mas se tiver de recorrer a prata de fora ao menos que tenha contraste.

A Bem do Carnaval de Ovar,
Do Contra
Em tempo: como o carnaval é uma época de fantasia e de máscaras, não considero importante assinar este desabafo.»

Ovar.net»)

3 comentários:

Anónimo disse...

Lamento realmente que não assine este Post, pois gostaria de saber quem é o seu autor, apenas para lhe poder dirigir algumas considerações,sabendo com que género de pessoa me defrontaria, afim de analisar qual ou quais os seus contributos no intuito do engrandecimento desta nossa festa. Mas visto que não acha importante esse facto, tb não me merece qualquer comentário alargado, este seu desabafo! um bom carnaval, mesmo que seja em Estarreja. Desde que seja "cá dentro", vale a pena a escapadinha.

Anónimo disse...

Sabe, jurista, se você assinasse o seu comentário eu também saberia com que género de pessoa me defrontava. Como não tem autoridade para criticar acho que perdeu uma boa oportunidade para estar calado.

Em relação ao pipoca; acha que a minha carta tem uma visão bastante negra do carnaval de Ovar. Depois diz que "Não são ainda realidades, mas se não for feita alguma coisa podem vir a tornar-se em verdades incontornáveis e depois pode ser tarde para as resolver". Em que ficamos?

Anónimo disse...

Eu também não disse que esse "artista" era a origem de todos os males do c. de Ovar. Acho é que o c. de Ovar precisa de ser elevado e não o contrário. E, acho eu, não é com este tipo de "personalidades" que ele se eleva. Mas eles é quer sabem. Saberão?