segunda-feira, janeiro 15, 2007

Através de site construído na UA
Docente conta a história do Jazz na web

O Portal Jazz Portugal, da autoria de José Duarte, docente do Departamento de Comunicação e Arte da UA e crítico de Jazz, e desenvolvido pelo Centro Multimédia e Ensino à Distância da UA (CEMED) conquistou, desde 2005, cerca de 55 mil visitantes e mais de 3500 subscritores, dos mais variados pontos do globo.
O site www.jazzportugal.ua.pt surgiu a 21 de Fevereiro de 2006, pela mão de José Duarte, seu coordenador. O suporte técnico, concepção gráfica e o desenvolvimento ficaram a cargo do CEMED da Universidade de Aveiro. Com imagem renovada, o sítio expande um trabalho de divulgação do Jazz, iniciado em 1997, num outro endereço.
«Uma luta corajosa para a divulgação do jazz neste país. É o único e conceituado sítio para o jazz em Portugal – outra vitória do jazz!», é deste modo que José Duarte apresenta o www.jazzportugal.ua.pt.
O sítio, que vem conhecendo um crescimento significativo, registou em 2005, 5351 visitantes únicos, 48 215, no ano de 2006, que contabilizou ainda cerca de 600 mil páginas visualizadas e, este ano, conta já com mais de 3400 visitas diárias, de várias partes do globo.
Além de Portugal (80,1% dos acessos), os Estados Unidos da América (12,4%) encabeçam a lista de visitantes, seguidos pelo Brasil (1,9%) e Espanha (1,5%). A estes juntam-se o Reino Unido e a Alemanha (0,5% cada), a França e a Holanda, a Itália (0,4 % e 0,3% respectivamente) e a República Checa (0,2%). Aos países referenciados somam-se 105, espalhados pelo mundo, que detêm 1,8% das acessibilidades.
Números «encorajantes, repare-se nas diferenças entre 2005 e 2006 e na frequência diária. É um site de referência para espectáculos jazz que apresenta músicos, rádio, jazzlinks, revistas, novos CDs, galerias de fotos», afirma o autor.
Apesar da boa receptividade, José Duarte adverte para o facto de «ter grandes dificuldades em acompanhar o desenvolvimento diário desta Música neste país» e salienta o papel da Internet para a divulgação e até (in)formação musical «na net tudo acontece, desde o estudo à audição, desde a informação à formação».
O conteúdo deste site inclui uma agenda de espectáculos, festivais e lançamentos, um repositório de informação e críticas sobre CDs, publicações, programas, músicos e músicas em torno do Jazz. Permite, ainda, efectuar pesquisas, através do motor de busca Google e, em breve, o acervo do Centro de Estudos de Jazz da UA (CEJ) estará à disposição do visitante.
A página web disponibiliza, também a rubrica Jazz de A a ZZ , «uma área do sitio, muito interessante pois reúne frases-pensamentos diversificados, relacionados com esta Música Improvisada. Permite ainda visitar o passado e ler o que está escondido. Este é um site pesado com anos de acontecimentos e opiniões. www.jazzportugal.ua.pt é um sítio onde há swing!».

Sem comentários: