quarta-feira, janeiro 03, 2007

Dúzia de troupes de Reis
já anda na rua a cantar


No próximo domingo à noite, Ovar vai encher- -se de música e de canções que celebram o nascimento de Jesus , mas também a simples alegria de viver. Será tempo de se ouvirem as chamadas troupes de Reis, 12 ao todo, maioritariamente masculinas, que percorrem ruas e ruelas, dirigindo-se aos cafés do costume onde, por vezes, famílias inteiras esperam para ouvi-los tocar e cantar.
Cada troupe interpreta três canções e o público, munido das letras que lhes são fornecidas, acompanha, uns mais timidamente do que outros. No final da ronda, cada uma das troupes passará pelo salão dos Bombeiros Voluntários de Ovar onde decorrerá o Encontro de Troupes de Reis, prevendo-se casa cheia.
As troupes, porém, não se limitam a "sair" no Dia de Reis. As "saídas" começaram já ontem. Tratam-se de actuações, na sua maioria em casas particulares, encomendadas, mas também em algumas instituições, nomeadamente de solidariedade social, não só do concelho, mas também fora. Por exemplo, só a troupe Música Nova tem previstas cerca de 40 actuações.
A troupe JOC/LOC, no entanto, começa sempre um dia antes. A primeira saída, anteontem, como vem acontecendo há mais de 40 anos, tem sempre por alvos o Hospital de Ovar e a Santa Casa da Misericórdia. "Basicamente, vimos deixar uma mensagem de paz, alegria e solidariedade junto dos que mais precisam", explicou João Paulo Petiz, de 17 anos, violinista, um dos mais jovens elementos da troupe, neto de um dos fundadores, João Costa. («JN»)

Sem comentários: