terça-feira, janeiro 02, 2007

Em Estrasburgo
O Coro S. Cristóvão nas Noellis 2006

Aqui fica o relato escrito e fotográfico de quem acompanhou de perto esta digressão do Coro Infantil e Juvenil de S. Cristóvão de Ovar, no passado mês de dezembro.


Concerto em Saint-Croix Aux Mines


Saint Croix Aux Mines

A primeira actuação do Coro Infantil e Juvenil “S. Cristóvão” de Ovar, aconteceu no dia 8 no Parlamento Europeu.
Inserido neste grande Encontro de 1000 jovens coralistas no Parlamento Europeu, foi distribuída uma sondagem com 9 pontos e em 20 línguas, por esta ordem:
1. Pensa que o Parlamento Europeu deveria trabalhar numa única língua
2. Considera que para o seu país o facto de pertencer à União Europeia é benéfico? 3.Considera que a União Europeia deveria desempenhar um papel mais importante na cena política internacional?
4. Gostaria que os programas escolares fossem idênticos em todas as escolas da União Europeia?
5. Considera-se suficientemente informado, nos seus estabelecimentos escolares, sobre a União Europeia?
6. Sente-se cidadão(ã) europeu(eia)?
7. Sente que as diversas políticas da união Europeia têm um impacto na sua vida quotidiana?
8. Considera que a União Europeia deveria criar um exército europeu?
9. Pensa que a política de prevenção e de luta contra a criminalidade seria mais eficaz se fosse decidida pela União Europeia e não a nível dos Estados-Membros?
Esta sondagem foi organizada pela Euroscola, organismo no qual está uma mulher portuguesa, Cristina Santana, com o cargo de Assistente de Comunicação.
A segunda actuação do Coro de Ovar foi ao final da tarde, na inauguração duma Exposição de Pintura no Centro Comunitário pertencente a uma Igreja Protestante em Offendorf.
À noite o Coro apresentou o seu Concerto “com cânticos e músicas tradicionais portuguesas de Natal, numa Igreja Católica desta bonita Villa, onde estiveram alojados durante dois dias, em diversas famílias de acolhimento.
No dia 9 foram alojados em Estrasburgo, também em famílias de acolhimento e no dia 10 apresentaram novamente o seu Concerto mas neste dia foi na Iglise Saint Nicolas, em Saint-Croix aux Mines, uma pequena montanha a cerca de 100 Km de Estrasburgo.
No dia 11 cantaram em conjunto com mais 21 Coros na Catedral de Notre Dame e de seguida na Marcha pela Paz.



Concerto em Offendorf


Actuação no Parlamento Europeu

O dia 12 da parte da manhã foi para conhecer um pouco a Cidade de Estrasburgo e ir ás Marchés de Noel (Mercado de Natal), guiados por três simpáticas senhoras, uma delas portuguesa, Alda Nunes mãe duma jovem coralista dos Petits Chanteurs de Strasbourg, o Coro que actuou no mesmo Concerto em Saint-Croix aux Mines.
Nestas Noelies participaram 25 Coros de 22 países da União Europeia em 40 villes e Villages da região de Alsace.
Duas últimas notas: O facto dos Concertos em que o Coro de Portugal actuou terem sido muito participados e calorosamente aplaudidos. E a simpatia e carinho demonstrado pelas famílias de acolhimento, de Offendorf e de Estrasburgo, que deram alojamento e refeições aos 43 coralistas portugueses com idades entre os 8 anos e os 27.
António Mendes Pinto

Sem comentários: