sexta-feira, janeiro 05, 2007

Ouvir os REIS

Todos os anos, nos primeiros dias de Janeiro, acende-se no espírito dos vareiros uma tradição que tem mais de um século de vida. É o cantar do Reis que, em Ovar, assume uma riqueza musical e lírica que julgamos não haver igual em Portugal. Se no resto do país se cantam as «Janeiras», pouco interessantes e musicalmente pobres, nesta terra de Ovar, as mensagens são sempre novas a cada ano que passa e as notas transbordam de ineditismo.
Aqui, no «NdO», trazemos uma «pitada» desse espírito, dessa vontade incontida de dar graças pelo nascimento do Menino, que percorre ruas, casas e estabelecimentos comerciais, para terminar na noite de sábado, no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Ovar.
Já agora, estamos convictos que as dificuldades que ocorreram em 2006, em idêntica noite, não vão repetir-se. A separação das troupes infantis para sexta-feira e sábado à tarde é disso sintoma. A autarquia parece ter aprendido a lição mas, mesmo assim, ainda são muitas as vozes críticas a garantir que a tradição não passou por ali.
Bem, aqui ao lado, na barra da esquerda estão três temas extraídos de um CD editado em 1999, «Cantar os Reis em Ovar». A Saudação é da Troupe da JOC / LOC («Noite de Encanto»), a Mensagem é interpretada pela Troupe do Orfeão de Ovar («Ousamos Perguntar») e o «Agradecimento» pertence à Troupe da Ribeira.
(A foto é de uma noite de Reis, no Cine-teatro de Ovar)

Sem comentários: