domingo, dezembro 31, 2006

PRÓSPERO 2007!!



Neste momento festivo, em que nos esquecemos até das agruras do dia-a-dia, gostaria de desejar a todos os frequentadores assíduos e ocasionais do «Notícias de Ovar», um Ano Novo repleto de prosperidades. Que 2007 traga, enfim, a concretização de todos os nossos sonhos e projectos pessoais e profissionais.
BOM ANO!!




Acompanhe aqui a passagem de ano em Times Square, em Nova Iorque.
Trupes infantis dão o tom para que
se cumpra a tradição em Dia de Reis


Os alunos foram de férias na quadra natalícia com as canções praticamente decoradas para, no dia 6 de Janeiro, fazerem boa figura na abertura do Encontro de Troupes de Reis do Concelho de Ovar, que decorrerá no salão dos Bombeiros Voluntários.
Os reiseiros infantis vão abrir o programa de um extenso cartaz que demonstra a vitalidade de uma tradição já com um século que as sucessivas gerações renovam com igual graça, num evento cultural só ultrapassado localmente pelo famoso car- naval da cidade.
Este ano, a representação mais jovem está a cargo de trupes formadas por alunos e professores das EB1 dos Combatentes, da Mãe d'Água, de Oliveirinha, da Ribeira e da Habitovar. E pela primeira vez o programa infantil foi antecipado para a tarde. "As actuações arrastavam-se noite adentro e assim estão mais à vontade e é melhor até para os familiares que querem assistir", explicou a vereadora da Cultura da Câmara de Ovar, Conceição Vasconcelos.
Na semana que antecede o espectáculo, os grupos das escolas primárias percorrem as suas freguesias e lugares. "Andam a cantar e a conviver envolvidos em actos de beneficência, o que é muito interessante", acrescentou a autarca.
Em Ovar, o cantar das janeiras (baseado na festividade religiosa cristã na qual se homenageiam os Reis Magos e a sua adoração ao Menino Jesus) ganhou características próprias com uma toada harmoniosa, alternando o canto a solo e os coros acompanhados de instrumentos de corda. O movimento tornou-se parte da identidade colectiva local, envolvendo cerca de mil pessoas que desafiam o frio do Inverno a cantar porta a porta, em casas e locais públicos.(«DN»)

sábado, dezembro 30, 2006

20 anos sobre a morte de José Afonso

Porque estamos a menos de dois meses de uma efeméride particularmente significativa como é o dia 23 de Fevereiro de 2007 em que se cumprirão exactamente 20 anos sobre a morte de José Afonso, uma data marcante que cumprirá assinalar com a dignidade e o relevo que a personalidade merece. O deputado do BE Vítor Ferreira fez a referencia que a seguir se transcreve na sessão da A.M. de 15 de Dezembro a qual mereceu a indicação de que tal recomendação seria tida em conta. Ora o BE de Ovar gostaria de ver esta efeméride reunir o consenso das forças politicas representadas na Assembleia Municipal de Ovar e assim dar-se o relevo merecido.

«José Afonso foi músico, cantor e poeta, senhor do lirismo mais doce e capaz da palavra mais cortante. Foi professor, pedagogo, combatente pela democracia e pela liberdade, espírito crítico, rebelde e exigente, visionário de uma terra onde «ser digno» fosse conjugado no presente e no plural, companheiro e amigo dos simples e dos humildes. Fez de «terra da fraternidade» mais do que a estrofe de uma canção e a senha do 25 de Abril: fez da fraternidade uma palavra de ordem para a sua própria acção quotidiana. José Afonso foi, em suma, um português exemplar.

O seu perfil como homem transcende em muito a imagem redutora do mito. O Zeca foi uma personalidade rica e complexa, prenhe de contradições, de angústias e de sonhos –muitos sonhos.
A poucos meses dos vinte anos sobre a morte de José Afonso, cremos ter chegado a hora de preparar a homenagem que ele merece, perpetuando-lhe a obra e dando-o a conhecer nas suas múltiplas facetas, sobretudo às gerações mais jovens». Uma recomendação para que a Câmara Municipal prepare para o primeiro trimestre do próximo ano um ciclo de actividades de homenagem a José Afonso, procurando envolver as colectividades, as escolas e a comunidade, em geral.


José Carlos Lopes (BE/Ovar)

sexta-feira, dezembro 29, 2006

No Torrão do Lameiro
Casal nómada passou o Natal
numa carrinha na praia


Mick, «just» Mick. O nome de família ficou em Newcastle, em Ingaterra, de onde é natural e de onde saiu há 15 anos para correr mundo. Há sete anos, pelo caminho, mais propriamente nas Andaman Islands, entre a Índia e a Tailândia, encontrou Jewels, a namorada, australiana de origem, de quem tem uma filha, Keeliah, de um ano. Juntos são uma família de nómadas que ontem se encontrava na praia dos Marretas, no Torrão do Lameiro (Ovar), onde passaram o Natal.
A família, porém, conta ainda com um precioso e curioso elemento um camião Bedford com 50 anos que serve de meio de transporte e de casa de família. O camião parece saído de outro mundo, ou pelo menos, de outra época. O interior parece uma casa típica da Idade Média. Umas escadas de madeira dão acesso ao interior da "habitação". A entrada é feita de duas meias-portas e portadas igualmente de madeira que, quando abertas, servem de janela. O interior, muito escuro, destaca-se pelo fogão a lenha onde descansam alguns utensílios de cozinha mais pretos do que carvão, onde não falta uma chaleira. Ao fundo, dois beliches.
Num deles nasceu Keeliah. No exterior do camião, o destaque vai mesmo para o compartimento feito de propósito para guardar a lenha depois usada no fogão e para o colorido da cabine. Apesar da excentricidade do veículo, Mick disse nunca ter tido problemas com as autoridades. («JN»)
Projecto de Educação para os Media
6.º Atelier «Descobrir o Jornal»
na Biblioteca-Pólo de Arada


A Biblioteca Municipal de Ovar vai levar a cabo mais uma edição do atelier «Descobrir o Jornal», nos dias 6,13,20 e 27 de Janeiro, desta feita na Bilbioteca-Pólo de Arada.
Destinado a um público-alvo entre os 9 e os 13 anos, este atelier visa demonstrar que o jornal é uma importante fonte de informação e de socialização. Um meio que pretende estimular o gosto pela leitura e escrita e o interesse pela actualidade, desenvolver o espírito crítico, a criatividade e a imaginação, e o respeito pela diversidade de opiniões.
Em concreto, o atelier consiste na leitura e pesquisa de jornais impressos e on-line, na aprendizagem das principais etapas relativas à produção de um jornal escolar e na elaboração de um jornal por parte dos participantes. As inscrições estão abertas até ao dia 5 de Janeiro.

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Entrada em vigor a 1 de Janeiro
Novas regras para a pesca
lúdica na ria de Aveiro


Capitania do Porto de Aveiro publica hoje o novo edital para a pesca lúdica na ria, que adapta a este caso específico a portaria publicada pelo Governo no passado mês de Agosto. As novas normas irão entrar em vigor a 1 de Janeiro e abrangem ainda as práticas de caça submarina e mergulho amador. Segundo o PÚBLICO apurou, estas duas últimas actividades são as que mais ganham com o novo edital, uma vez que passam a ser autorizadas em zonas específicas. Já a pesca lúdica sofrerá várias restrições em matéria de áreas permitidas.
Depois dos protestos e preocupações manifestadas por vários pescadores da ria, em virtude de a nova portaria do Governo vir impossibilitar a prática da pesca lúdica em praticamente toda a extensão da zona lagunar, o diploma do Governo acabou por ser suspenso em Aveiro, tendo a capitania optado por solicitar pareceres jurídicos ao Departamento Marítimo do Norte e Direcção-Geral da Autoridade Marítima. A ideia era adaptar a portaria publicada em Agosto ao caso concreto da ria, que já dispunha de um regulamento específico para a prática da pesca. Esse ponto de equilíbrio foi agora conseguido e passa a estar fixado no edital que será publicado hoje.
Sobre as novas normas, que vigorarão a partir do início do novo ano, sabe-se já que irão definir zonas proibidas para a prática da pesca lúdica. Uma das grandes novidades do novo edital debruça-se sobre a prática do mergulho de caça submarina, que estava totalmente proibido a partir da entrada da Barra de Aveiro e que passa agora a ser autorizado nalgumas áreas. O mergulho amador, apesar de não estar proibido em toda a laguna, também conquista, com este edital, novas zonas autorizadas.
Paralelamente a estas novas normas avança também, no início de Janeiro, a obrigatoriedade de licenças para a actividade da pesca lúdica. Estas licenças podem ser adquiridas, nas caixas Multibanco, por períodos mensais, anuais ou trienais, ou, no caso da pesca turística, para períodos diários. A falta destas licenças pode ser punida com coimas a partir dos 250 euros. («Público»)

quarta-feira, dezembro 27, 2006


GNR será «abolutamente inflexível»
com consumo de álcool no Ano Novo


A Brigada de Trânsito da GNR promete ser «absolutamente inflexíve com os condutores que sejam detectados com álcool no sangue na operação de trânsito montada para o período da passagem do ano, disse fonte da Guarda.
O responsável pelas Relações Públicas da Brigada de Trânsito da GNR, ma jor Lourenço da Silva, disse à agência Lusa que, no âmbito da Operação Ano Novo 2006-2007, será reforçada a detecção de ingestão de bebidas alcoólicas por condu tores, sobretudo durante os dias 31 de Dezembro e 01 de Janeiro.
A operação Ano Novo 2006-2007 inicia-se às 00:00 de sexta-feira e prolonga-se até às 24:00 de terça-feira, com uma média diária de 1.100 patrulhas, num total de 2.230 militares.
Ao contrário do que sucedeu na Operação Natal, a atenção da Brigada de Trânsito vai desviar-se das estradas locais e municipais para as nacionais, auto -estradas, itinerários principais e itinerários complementares, dado que os dest inos de Natal e Fim de Ano são diferentes.
O major Lourenço da Silva adiantou à Lusa que apenas três dos acidentes com vítimas registados nos cinco dias da operação Natal - entre as 00:00 de 22 e as 24:00 de 26 de Dezembro - ocorreram fora das estradas locais e municipais.
O responsável pelas Relações Públicas da Brigada de Trânsito referiu qu e os 18 mortos registados na Operação Natal - mais nove do que em igual período do ano passado - não irão alterar a tendência de melhoria significativa que vinh a a acontecer desde o início do ano, em termos de acidentes e vítimas.
Adiantou que entre Janeiro e o princípio de Dezembro houve uma diminuiç ão de cerca de 25 por cento no número de acidentes com vítimas mortais e lembrou que no período da Operação Natal houve dois acidentes com um elevado número de mortos.
A mesma fonte acrescentou que a comparação entre períodos homólogos não é muito correcta, dado que as condições, nomeadamente as climatéricas, variam t odos os dias.
Ainda quanto à operação Natal, o major Lourenço da Silva referiu que do s 1.278 acidentes ocorridos só em cerca de 40 houve feridos graves ou mortos.
O excesso de velocidade foi a infracção mais detectada nos cinco dias que durou a Operação, sendo que dos 128.752 veículos fiscalizados, 2.675 circulav am acima dos limites.
União Europeia
Erros cometidos por Portugal
servem de lição para novos países


A Comissão Europeia publicou um artigo sobre os erros que Portugal cometeu após a adesão à Zona Euro que está a servir de guia aos novos países sobre o que não se deve fazer, noticia hoje o Jornal de Negócios.
"Explosão e recessão em Portugal: lições para os novos membros do euro" é o título do artigo publicado pela Direcção-Geral de Economia e Finanças da Comissão Europeia onde estão sistematizados os erros cometidos por Portugal imediatamente a seguir à entrada na união económica e monetária em 1999.
O autor do trabalho, Orlando Abreu, considera oportuno lembrar aos novo s países que vão entrar na Zona Euro o caso português, de como os erros de condução de política fizeram com que à fase da bonança se seguisse a recessão de 2002 e um período de baixas taxas de crescimento, perda de competitividade, défices excessivos, elevadas taxas de endividamento das famílias e da economia em geral.
A primeira das cinco lições a tirar do caso português é que em caso de forte crescimento da procura interna é necessário seguir uma política orçamental restritiva.
Outras lições são manter controlado o crescimento dos salários, especialmente se a taxa de desemprego se reduzir e apertar a supervisão prudente sobre os mercados financeiros para incentivar uma política de crédito responsável.
Alguns dos 10 países que aderiram à União Europeia estão actualmente a atravessar uma etapa de crescimento económico e de 'dieta' orçamental semelhante à que Portugal cumpriu quando se preparava para entrar na União.

terça-feira, dezembro 26, 2006

Mensagem de Natal de José Sócrates

Não percebi bem:
Portugal está a melhorar passo a passo
ou está a marcar passo?

James Brown, o "rei da soul",
entre discos e sucessos e dias na prisão


Célebre pela sua voz imponente e pelos movimentos frenéticos, James Brown morreu hoje aos 73 anos, tendo protagonizado temas como "I Got You (I Feel Good)" ou "Please Please Please" que fizeram do lendário cantor "o pai da Soul".
O sentido inovador de ritmo converteu Brown num dos músicos norte-americanos mais influentes dos anos 50, que reconhecidamente inspiraram Mick Jagger, Michael Jackson e David Bowie, entre outros.
Nascido em Barnwell, Carolina do Sul, foi deixado ao cuidado de familiares e amigos aos quatro anos de idade, crescendo, pobre, nas ruas de Augusta, Geórgia.
Em 1949, quando frequentava o oitavo ano, surgiram os primeiros problemas com a justiça, cumprindo mesmo três anos e meio de prisão num reformatório, devido a assaltos a carros.
Foi aí que conheceu Bobby Bird, líder do grupo Gospel Starlights, que viria a integrar. Pouco depois a banda muda o seu nome para Famous Flames, dedicando-se ao R &B (Rhythm and Blues).
Em Janeiro de 1956, a editora King Records, de Cincinnati, assinou contrato com o grupo e quatro meses depois "Please, Please, Please" estava no top-10 de R&B. O grande sucesso seguinte foi "Try Me", em 1958.
Em 1962, James Brown grava um álbum ao vivo no Apollo de Nova Iorque, cons iderado sucesso colossal.
Dois anos depois inicia uma carreira a solo e conhece os seus primeiros gr andes sucessos como tal: o álbum "Out of Sight" contém músicas como "Papa`s Got a Brand New Bag" e "I Got You (I Feel Good).
"Say it Out Loud_I`m Black and I`m Proud", foi outro dos seus grandes sucessos, em 1968.
"Lembro-me perfeitamente de nos apelidarmos 'de cor' e depois dessa canção, começamos a chamar-nos de 'negros'", disse em 1993. Outro ponto alto da sua carreira aconteceu em 1970, com o tema "Sex Machin e", que provavelmente o apelidou de "o pai do Soul".
A sua carreira é depois relançada em 1986, com o filme "Rocky IV" e a inclusão do tema "Living in América".
Desde 1986, James Brown misturou estadas na prisão, curas de desintoxicaçã o e discos de qualidades diversas, numa vida marcada por excessos em todos os se ntidos.
Em 1992, Brown ganhou um Grammy de carreira e outros dois em 1965 e 1987, com os temas "Papa`s Got a Brand New Bag" e Living in América", respectivamente.
"Mr. Dynamite", como era também conhecido, gravou mais de 50 álbuns e nunc a revelou a sua verdadeira idade, situando a sua data de nascimento entre 1928 e 1933.
O cantor, que contribuiu ainda para a criação de estilos como o "rap" ou o "funky", morreu ontem num hospital da Geórgia, onde tinha dado entrada domingo c om uma pneumonia.

Get up and feel like a sex machine - James Brown
Mergulho de Natal



Sob um dia de Sol, com 15 graus Celsius de temperatura, 420 pessoas participaram num mergulho de Natal, no porto de Barcelona, um evento que reúne todos os anos centenas de espanhóis dispostos a assinalar o dia 25 de uma forma original. (Foto: Toni Albir/EPA/«Público»)

sábado, dezembro 23, 2006

FELIZ NATAL

(Dou um doce. Assis...)



NAUSICAA


1

Emoção imprópria para cardíacos chego à beira da Ria arrumo o carro
a ver as damas que tricotam no café do Guedes e —
quem descubro inclinada para a varanda? dou um doce! Nausicaa!

Nausicaa estrelicada nuns jeans made in Oporto
a vera filha de Alcínoo que me espera
me fala assim que eu entro «ôi» (em brasilês)
deixando-me interdito que até sou homem com o epigastro reforçado
para as piores surpresas da vida — Nausicaa
chupando um eroticão dum sorvete!

2

Aliso a barba tusso baixo vou a dizer não sei que iambo
porém já ela paga
a despesa ao balcão que entre mil reconhecera o triste
naufragado de mim e pois é à la carte
intimidades mansas em palácio?
carícias numa otomana e eu com o desejo bruto?
estas coisas não deviam escrever-se ligeiramente

3

Intertexto luso-americano: certa miss Tavares de Newark NJ «despe-me» quando
abandono o local imaginando ela que estamos no Rainbow Room e a orquestra
ataca aqueles slows basto marmelativos mas eu (e só um hotentote não perceberia) não
sei nesta altura do cozinhado poético como conciliar tradição e Realpolitik; sendo
conhecido que a minha educação foi maneirista

4

Nausicaa! e quero-a mesmo? desfazer-lhe a trança
enrolada presa em caracol a um pente castanho?
dizer-lhe quanto sonhei com os seus peitos sobre o mar?
negras noites de tempestade e eu insone?
porra para as deidades de segunda
negras noites e a proa retesada?

5

Vem no guião que a bela ao surpreender-me
no areal das Quintas do Norte para o Torrão do Lameiro
dias atrás chonava eu nuzinho em pêlo o que acontece
teve uma pena do carago, ai, e logo ali jurou
amar (devia de estar lindo salvo do gigante de um só olho
ondas de sete e oito metros
puta vingança)
ou só dementres agora sim nos víamos? 2.400 anos depois
ela de jeans com uma vulgar T-shirt atada à cintura
eu no meu camisolão de lã doméstica
CT aceso óculos Rayban o jornal dobrado

és mesmo tu? achei-te? que pretendes
nas Murtosas das Itacas? pára já!
folguemos sobre os lírios dessas dunas!

6

Digo porém que não: sou um senhor magoado
pelos trabalhos e os dias
e o mais simples verso
tem grandes manchas cicatriciais
embora não se note

7

Nausicaa limpa a boca as damas entrefalam
de Newark a miss astuta finge ler
o seu James Claveil oriental

posso dar-vos boleia até Ovar

e o galicismo cai: que de soluços
nas dobras da camisa! e que de grossas
palpitações no seio! a liricalha
lusa à mercê de um tal pedante!

bye-bye honey; a carriola pisca a luz do óleo;
foi bonito e
foi helénico e foi
aquilo que se conta um dia aos netos

8

De ti Nausicaa aparto a minha vara
de carne sensível
e não no areal me viste, era uma sombra
e pois que nesta vivo é força que ela viva
a minha simples musa de estamenha

o cego, o filho de Ana, o bom do Lope
companheiros certos sabiam-na toda


Fernando Assis Pacheco

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Carolina Molinari



Quem concordar com a substituição do velho Neptuno pela nova Neptuna, ponha o dedo no ar...
Obrigado.

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Ainda e sempre as Urgências

Afinal, o ministro da Saúde vai querer mexer na listagem das urgências hospitalares que lhe foi recomendado encerrar e pediu à comissão de peritos um número diferente, para menos. Com isso, acendeu uma luz de esperança nas localidades ameaçadas.
Pela região, no plano mediático, a vigília em Estarreja levou a mensagem desejada a aparecer nas televisões.
O que pode ser mal recebido no concelho estarrejense é a proposta do presidente da Câmara de Ovar, Manuel Oliveira (PS), que 'puxa a brasa para a sua sardinha' quebrando um pacto de não agressão que parecia existir entre os municípios da região com urgências em risco.(«Já agora»)

quarta-feira, dezembro 20, 2006

A Bush Christmas
Comissão de requalificação das urgências
garante não sofrer pressões do Governo


A comissão que propôs a requalificação dos serviços de urgência em Portugal recusou hoje as acusações do PSD de «instrumentalização» por parte do Governo e garantiu que nunca sentiu qualquer pressão do Executivo. (Ler artigo)
Brrrrrrrrrr
Alertas Amarelos para frio com escala
que varia consoante distrito


Os alertas Amarelos para o frio decretados hoje em nove distritos de Portugal Continental assentam numa escala variável de temp eraturas de distrito para distrito que para Bragança, por exemplo, varia entre o s 4 e os 7 graus negativos.
Assim, para que Bragança passe a alerta Laranja (o terceiro nível numa escala de quatro) o termómetro terá de descer a temperaturas entre 8 e os 10 graus negativos.
Bragança é o distrito que hoje regista a temperatura mínima mais baixa em Portugal Continental, cinco graus negativos.
O alerta amarelo é o segundo de uma escala de quatro (verde, amarelo, laranja e vermelho) e é, tal como os restantes, activado quando se espera que um distrito alcance determinados valores pré-estabelecidos, nomeadamente quanto a temperaturas (máximas e mínimas), precipitação e neve, vento e ondulação marítima.
No distrito de Lisboa, por exemplo, o IM activa o alerta Amarelo quando as temperaturas mínimas variam entre os quatro graus e um grau positivos e em alerta Laranja quando oscilam entre os zero e um grau negativo.
Quando em Lisboa se regista temperaturas abaixo de um grau negativo entra-se em alerta Vermelho, em contraste por exemplo com os distritos da Guarda e Bragança, onde este alerta apenas é decretado com temperaturas abaixo dos 10 gra us negativos.
No distrito do Porto, o alerta Amarelo é activado quando as temperatura s esperadas estão entre os zero graus e os dois graus negativos.
Todos os critérios para os alertas podem ser consultados na página do Instituto de Meteorologia, em http://www.meteo.pt/pt/previsao/SAM/criterios.jsp.
Quanto às recomendações para o tempo frio são feitas pela Direcção-Geral de Saúde (DGS).
Na sua página na Internet, a DGS alerta para a exposição ao frio, que pode provocar enregelamentos e hipotermia, bem como agravamento de doenças, em especial as cardíacas e respiratórias.
De acordo com a DGS, os grupos mais veneráveis ao frio são os bebés e idosos, pessoas que têm doenças crónicas, em especial cardíacas, vasculares, respiratórias, reumáticas, diabetes e da tiróide.
Para combater o frio, e no que diz respeito ao domicílio, a DGS recomenda que se verifiquem os equipamentos de aquecimento, manter a casa arejada e promover a boa circulação do ar.
No que diz respeito ao vestuário, a DGS recomenda que as pessoas cubram as mãos, pés e cabeça, usem roupas folgadas ou em várias camadas adequadas à temperatura ambiente (as justas dificultam a circulação sanguínea).
A DGS aconselha também as pessoas a comerem com mais frequência sopas e bebidas quentes e alimentos calóricos como chocolate e desaconselha as bebidas alcoólicas.
Os familiares e amigos das pessoas que vivem sozinhas e isoladas devem contactá-las uma vez por dia e certificar-se das condições de conforto.

terça-feira, dezembro 19, 2006

Concerto de Natal

E agora uma proposta de Natal: A Escola de Música Oliveira Muge vai levar a efeito um Concerto de Natal, que terá lugar no Auditório do Orfeão de Ovar, no próximo dia 22 de Dezembro, pelas 21:30 horas.
Este concerto contará ainda com a Classe de Canto da Universidade de Aveiro e do Quarteto de Cordas. Uma iniciativa a não perder com a chancela de qualidade da escola de música Oliveira Muge.
EN 109, a alternativa?

Tal como foi anunciado na semana passada decorreu ontem mais uma iniciativa da
Comissão de Utentes «A17 e A29 sem Portagens», visando demonstrar que, ao
contrário do que diz o Governo, não existem de facto alternativas à A17 e à
A29.
Para tentar demonstrar ao Sr. Ministro Mario Lino, que as Scuts A17 e A29 não têm
alternativa, este movimento de cidadãos promoveu hoje uma viagem de autocarro
(gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Estarreja) entre Espinho e Mira,
realizando o trajecto Norte-Sul pela N109 e o regresso pelas Scuts.
Num dia sem chuva e com sol a partir das nove horas, participaram nesta viagem,
para alem da comissão de utentes, diversos jornalistas da radio, TV e imprensa
escrita. Aqui ficam os elementos mais relevantes da jornada:

IDA
1ª Etapa: Espinho-Estarreja (percurso pela N 109)
Partida da N109 às 7h47m
Entrada em Esmoriz às 7H58m
Ovar (rotunda da Cavan): 8h14m
Entrada em Avanca: 8h25,
Estarreja junto à Câmara Municipal: 8h39m

Distância percorrida: 32 Km
Tempo gasto: 52 minutos
Velocidade média: 33Km por hora

2ª Etata: Estarreja Mira
Partida de Estarreja: 9h25m
Cacia (Ponte): 9h41m
Verdemilho (entrada) 9h53m
Saída de Ilhavo: 10h04m
Saída de Vagos (Quintã): 10h11m
Mira (Rotunda de S. André) 10h16m

Distância percorrida: 35 Km
Tempo gasto: 51 minutos
Velocidade média: 41Km por hora

Outros dados relevantes
Ao longo do percurso passámos por:
115 passadeiras
48 seméforos
15 Rotundas


REGRESSO
Partida (Rotunda de S. André) 10h37m
Chegada a Espinho: 11h23m
Percurso: A17, A1 e A29

Distância percorrida: 70 Km
Tempo gasto: 56 minutos
Velocidade média: 75 Km por hora
Custo de Portagem (A1): 1,2€

BALANÇO

Percurso N 109 Percurso A29-A17-A1
Distância 67 70
Tempo 1h43m 56m
Velocidade média 37Km/h 75Km/h


Notas Finais:
Sendo certo que os números fala por si importa referir que o percurso foi feito
em tempo de férias escolares sendo de prever que as diferenças em tempo mas
também em termos de perigosidade seja substancialmente maiores em tempo de
aulas.

Posto isto, esta Comissão entende que fica demonstrado que as Scuts A17 e A29
não têm de facto alternativas viáveis. A introdução de portagens representa uma
flagrante injustiça para os utentes, mas tambem um sério revés para todas as
populações que vivem à volta do eixo da N.109, cuja qualidade de vida irá
seguramente agravar-se com estas medidas.
Entendemos por isto que a luta deve continuar, até que o governo reconheça a
justeza das nossas reinvindicações e cumpre de facto com as suas promessas
eleitorais.

A Comissão de Utentes contra as Portagens da A29 e A17

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Uma boa ideia para o carnaval...
Creatividade ao serviço
das sanitas




Sanita especialmente pintada para um concurso organizado por uma loja de artigos para casa-de-banho em Xiamen, província chinesa de Fujian. Mais de 100 estudantes de uma escola local tentaram levar para casa o prémio pela sanita mais original.
(Foto: AP/«Público»)

domingo, dezembro 17, 2006


440 milhões para travar o mar

As águas vão subir quatro metros durante o temporal previsto para dia 21. Até lá colocam-se remendos, pois as soluções finais vão demorar alguns anos

Se não conseguir a verba volumosa necessária para as intervenções na costa portuguesa, o Ministério do Ambiente vai continuar a aplicar 'pensos rápidos' nas zonas de risco.

Por isso, o ministro Nunes Correia "gostaria de dispor de 240 milhões de fundos comunitários para investir nas obras prioritárias de consolidação das arribas, minimização de processos de erosão e requalificação do litoral". Esta verba é almejada com futuras candidaturas ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) para o período 2007-2013. E se for obtida, permitirá duplicar a verba total de investimento público "para a ordem dos 440 milhões só para as intervenções prioritárias previstas nos Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC)" para os próximos sete anos.

Será deste bolo que surgirão os ¤15 milhões que Nunes Correia prometeu para a segunda fase de obras em São João da Caparica, anunciada para a Primavera. A praia vai receber mais três milhões de metros cúbicos de areia que será retirada do fundo do mar a 2,5 milhas da costa.

No passado fim-de-semana, o cordão dunar junto ao Parque de Campismo do Inatel não resistiu à força das ondas. E poderá voltar a ser destruído pelas marés-vivas previstas para quinta-feira, que elevarão o mar quatro metros. Pensando nesse cenário, o Instituto da Água (INAG) avançou esta semana com um reforço de emergência da duna em frente ao parque de campismo do Inatel, recorrendo a areias da praia.

Com este 'penso' e a reabilitação recente dos esporões da Costa de Caparica, o presidente do INAG, Orlando Borges, "espera" conter as forças da natureza que tendem a galgar terra até à arriba fóssil a longo prazo. E diz que "as máquinas estão lá para corrigir novos rombos".

Menos optimista está Vítor Sequeira, concessionário de um dos bares de praia, que teme "os efeitos da retirada de areia onde ela faz falta". O apoio de praia já foi reconstruído três vezes devido aos avanços do mar. Por isso ironiza: "Vou construir o próximo sobre carris, com GPS, e peço ao Ministério do Ambiente as coordenadas". Ele e outros concessionários e frequentadores desta zona balnear temem que a praia desapareça por completo.

Desde 1940, o areal já recuou 410 metros segundo um estudo de José Carlos Ferreira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL). O investigador lembra os relatos das caminhadas a pé entre a Cova do Vapor e o Bugio e explica: "Ao longo destes anos a costa foi recuando com a subida do nível do mar conjugada com a redução dos sedimentos devido às barragens e à retirada de areias para a construção civil". Agora, sugere que "rapidamente seja feita a alimentação artificial destas praias e haja uma monitorização efectiva deste litoral, para que os oito milhões de euros investidos na reabilitação dos esporões da Caparica não sejam deitados ao mar".

Opinião semelhante tem o professor Pedro Bicudo, do Instituto Superior Técnico: "Os esporões são uma tecnologia ultrapassada de fazer portos e o que falta na Costa é a reposição de areias". E lembra que as praias da zona Sul da Caparica têm um equilíbrio natural sem molhes, enquanto as do Norte têm ondas a bater no paredão. O também membro da Comissão Técnica SOS Salvem o Surf, explica que "os esporões são responsáveis pela amplificação de correntes (agueiros) que levam a areia para o mar e quebram a energia das ondas, reduzindo em 75% o período surfável".

Por seu lado, Francisco Taveira da Universidade do Porto defende que "a amplitude das marés da costa Oeste portuguesa exige a construção de esporões a par com a alimentação de areias". Mas admite que as decisões são tomadas em função das disponibilidades financeiras.

Outra das zonas do país com mair risco de erosão costeira situa-se entre Ovar e a Marinha Grande. Na Vagueira e em Esmoriz a costa já recuou 200 metros nas últimas três décadas e as recentes marés-vivas também deixaram marcas profundas . No Furadouro o recuo médio anual ronda os nove metros, refere a especialista em gestão costeira Fátima Alves, da Universidade de Aveiro. E lembra que os 12 aglomerados populacionais daquela região estão em sério risco: "Temos que equacionar se devemos protegê-los ou retirar as populações, o que exige grandes investimentos". Por isso, sugere que as Câmaras comecem a pensar em criar fundos ou permutas para realojar as pessoas que tiverem que ser deslocadas da costa.

DIFICULDADES

Avaliação oficial das dificuldades de intervenção na orla costeira até 2005

Organização: escassez de recursos humanos; constrangimentos financeiros carências de vigilância, fiscalização e monitorização

Coordenação: deficiente entre as entidades envolvidas (Inag, ICN, Câmaras, CCDR), fraca implementação de unidades operativas de gestão (UOPG), dificuldades de execução de intervenções fora do Domínio Público Marítimo

Técnicas e jurídicas: incorrecções e lapsos na cartografia de base, processos em contencioso, excessiva rigidez dos planos de praia

Fragilidades: constatação de que 500 metros de delimitação da área terrestre de protecção é insuficiente, exclusão das áreas portuárias; ausência de convergência financeira entre as entidades responsáveis

PROJECTOS PRIORITÁRIOS

O Grupo de Coordenação Estratégica dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) definiu 42 prioridades de intervenção para 2007-2009, que incluem obras de defesa costeira, planos de intervenção e requalificação urbana e estudos e monitorização, entre os quais:

Caminha - Espinho: reparação de esporões (Espinho); demolição de 180 habitações e restaurantes em Pedrinhas/ Cedobem/ Apúlia (Esposende)

Ovar - Marinha Grande: reparação dos esporões em Esmoriz, Cortegaça e Furadouro (Ovar) e na praia da Vagueira, e retirada de populações; recuperação do cordão dunar na praia de Mira

Alcobaça - Mafra: estudos e projectos e consolidação de escarpas e arribas na Nazaré, S. Martinho e Areia Branca e ordenamento das margens da lagoa de Óbidos

Vilamoura - VRS António: Demolições de construções ilegais nas ilhas-barreira de Faro e Olhão integradas na requalificação da Ria Formosa


PLANOS NO PAPEL

Ao longo da última década sucederam-se estratégias que não saíram do papel:

1998 - 'Estratégia para a Orla Costeira' com linhas de orientação genéricas

2003 - 'Programa Finisterra' para requalificar e reordenar o litoral e impulsionar a aplicação dos POOC. Nunca viu os 125 milhões de euros prometidos

2005 - 'Bases para a Estratégia de Gestão Integrada da Zona Costeira Nacional', que em Fevereiro enunciava 9 princípios e 8 objectivos fundamentais, e 20 opções estratégicas de curto prazo, entres os quais uma Lei de bases da Costa. Foi apresentado em Fevereiro. O ministro diz que "estará pronto até final de Dezembro e que a Estratégia já foi desencadeada". («Expresso»)

sábado, dezembro 16, 2006

Na manhã de ontem
Ovarense Aerosoles visitou EB 2,3 Paços de Brandão

Inquérito interno está há dois anos parado
Refer silencia caso de corrupção
com empreiteiro na linha do Douro


Uma empresa à qual a Refer adjudicou trabalhos de emergência na linha do Douro apresentou-lhe uma factura de 387 mil euros referente a uma obra na qual só pontualmente participou, mas onde inflacionou a quantidade de horas das máquinas e da mão-de-obra de tal forma que os dias teriam de ter mais de 24 horas para que tais números correspondessem à verdade.
A Refer tem conhecimento do assunto e diz que instalou um inquérito que está há dois anos parado. O caso aconteceu em Dezembro de 2000, quando um desabamento de terras ao quilómetro 85 da linha do Douro, perto da estação de Ermidas (concelho de Mesão Frio), provocou um descarrilamento do qual resultaria a morte do maquinista do comboio.
A Refer avançou de imediato com trabalhos de emergência para desimpedir a linha, dando luz verde a dois empreiteiros que estavam a trabalhar nas imediações para iniciarem a remoção de rochas caídas na via férrea.
A linha é reaberta à circulação alguns dias depois, mas os trabalhos decorrem entre 16 e 31 de Dezembro para consolidar as barreiras e evitar novos desabamentos.
Em Abril de 2001 a Sociedade de Empreitadas Ferroviárias (SEF), que é um dos principais empreiteiros da Refer na região norte, apresenta a factura n.º 30/2001, no valor de 386.909 euros referente a "serviços prestados resultantes das intempéries do ano 2000 na linha do Douro aos km 85,100 na zona do acidente de Ermidas conforme requisição de serviços em anexo".
A referida requisição discrimina um conjunto de equipamentos - giratória, camião, compressor, auto betoneira, retro-escavadora - que terão trabalhado ininterruptamente entre 500 a 800 horas. («Público»)

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Festa «Queridos Anos 80»



Vimos por este meio comunicar que não devem perder o programa especial do dia 22 de Dezembro. Logo após o jantar, por volta da meia-noite, toca a dar um saltinho ao «Swing». Lembram-se da discoteca «Swing», no Porto? É essa toda.
É a festa «QUERIDOS ANOS 80» (http://dear80s.blogspot.com), organizada pelo Paulo (Tarzan Boy) mas com ajudas diversas.
Vamos recordar os sons da nossa juventude (quando éramos ainda mais jovens do que somos agora), beber um copo e, se o reumático permitir, abanar o capacete. E tragam amigos! E amigas!
«All Star Cofides»
E se Cordell Henry ganhar os «afundanços»?



O norte-americano da Ovarense Aerosoles é um dos participantes no concurso de afundaços do «All Star» que se realiza amanhã, em Matosinhos.
O nome do jogador «vareiro» na lista causou alguma supresa, mas para a surpresa ficar completa, só faltava ele ganhar...
(Foto: «LCB»)
EUA
Jovens norte-americanos vão passar
metade de 2007 a ver TV e na Internet


Os jovens norte-americanos vão passar quase metade de 2007 a navegar na Internet, a ver televisão ou a ouvir música nos seus leitores de mp3, segundo estatísticas do Departamento de Recenseamento dos Estados Unidos, hoje publicadas.
De acordo com a 126.ª recolha de dados do Censo, em 2007 os adolescentes e jovens adultos norte-americanos vão passar 3.518 horas, o equivalente a cinco meses, defronte da televisão, do computador, a ouvir música nos leitores de mp3 ou a ler jornais.
Por meio de comunicação, as 3.518 horas representam 65 dias inteiros em frente do televisor, 41 dias a ouvir música e mais de uma semana a navegar na Internet.
Estas actividades representam uma despesa de 936,75 dólares (713 euros) por pessoa em 2007.
Entre os adultos, 97 milhões de internautas consultaram as notícias através da Internet em 2005, 92 milhões fizeram aí as suas compras e 91 milhões utilizaram a rede mundial de computadores para fazerem as suas reservas de viagens.
Para 13 milhões de internautas foi a altura de criar blogs.
A leitura clássica, isto é, ter um livro nas mãos, vai continuar de vento em popa, apesar do "ataque" das novas tecnologias, prevendo- se que em 2007 os norte-americanos gastem 55,5 mil milhões de dólares (42 mil milhões de euros) na compra de 3,17 milhões de livros.
A compilação do Censo norte-americano diz ainda que em 2001 havia 3,5 milhões de milionários nos Estados Unidos, que em 2005 65 milhões de cidadãos contribuíram para obras de beneficência, que nesse mesmo ano havia 19 espécies de crustáceos estavam em perigo de extinção e que as alfandegas norte-americanas apreenderam nos aeroportos 9,4 milhões de isqueiros.

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Frases sábias de gente sábia

«O quisto precisava era uma guerra, para haver uma fome, para ver sisto muda. Atão na era?»
Citando frequentador habitual do «Café TREM», Largo da estação em Ovar, em discussão sobre política com os seus colegas. («Aquela Cadela Virada para o Mar»)

Outros tempos

quarta-feira, dezembro 13, 2006

«Eu, Carolina»
É muito mais do que
um Livro, é Lindo


Temos evitado falar sobre esta verdadeira obra-prima da literatura lusa, provavelmente a mais marcante dos últimos 50 anos. No mínimo. Todos os portugueses deviam comprar 10 exemplares do livro. O mais que não seja, para colocar em prática a teoria do Miguel Sousa Tavares que assegura que «aquilo não é um livro é um pedaço de papel higiénico». Nós discordamos do Miguel (Desculpa lá, pá), porque consideramos que «aquilo» é muito mais do que um livro, é uma obra de arte e todo o português que é bom chefe de família devia pedi-lo ao Pai Natal vezes dez.
Mas como está esgotado, nós apresentamos aqui um dos excertos mais deliciosos de um livro que se resume numa só palavra: Lindo.

“As minhas pernas começaram a tremer, senti um frio no estômago e tive que sair da pista de dança”

“Previ que estava a nascer um grande amor e não me enganei. Dançámos três músicas seguidas e a sensação que tinha era que apenas existíamos nós, não havia ninguém em volta. Fez-me sentir uma verdadeira princesa”

“Certa noite, ao despedir-se de mim, não me deu um beijo na cara, como era usual, mas um beijo na boca [...] estava completamente apaixonada”

”Demorei uma eternidade na casa de banho a tentar evitar o inevitável”

”Ele já me esperava, pacientemente, na cama [...] E vivi uma linda e inesquecível noite de amor”


Eu não disse?
«Contacto» dá «Lição»
no ENTAF'06 em Freamunde




Eis o que dizem os locais sobre o assunto:
«Está na recta final e certamente muitos freamundenses já suspiram pelo próximo. Oxalá não demore. É a Cultura que nos dá sentido, é nela que encontramos o nosso fundamento. Já os Gregos tinham percebido isto e, por isso, era obrigatório assistir ao teatro. No teatro aprendemos a vida através dos outros.
Este sábado somos visitados pela CONTACTO. Deixamos alguma informação sobre o grupo na tentativa de estimular a afluência os freamundenses.

CONTACTO, 23 ANOS DE TEATRO

A CONTACTO nasceu a 22 de Setembro de 1983, data em que se apresentou ao público vareiro com uma das mais conhecidas e carismáticas peças de Bernardo Santareno, “A Promessa”.

Inicialmente sediada no salão paroquial São Cristóvão, inscrita e apoiada pelo Inatel de Aveiro, a Contacto, ou melhor, o então Grupo de Teatro Água Corrente de Ovar, vingou num meio pouco habituado ao dito teatro intencional graças aos esforços e à verticalidade dos seus fundadores e, principalmente, à dedicação e à disponibilidade de todos os seus membros, actores, actrizes e demais colaboradores.

Em 1985, ao abrigo de um protocolo estabelecido com o Orfeão de Ovar, a Contacto passou a funcionar no secular Teatro Ovarense (que os Bombeiros Voluntários mandaram demolir em 2000), onde permaneceu durante cerca de dez anos, como Secção de Teatro da referida colectividade, protocolo que viria a denunciar pouco tempo depois.

O ano de 1995 foi muito complicado para a Contacto que se viu obrigada, por ordem dos Bombeiros Voluntários, a abandonar o velho edifício e a procurar nova morada.

A resolução deste problema passou pela vontade e compreensão da benemérita Família Sá que, sensível a esta e outras iniciativas culturais, colocou à disposição da Contacto a sua casa na Rua Alexandre Herculano n.º 46/48, onde continuámos a desenvolver muitos dos nossos projectos, durante quase sete anos.

Um desses projectos e talvez o mais importante foi concretizado precisamente no ano de 2001, com a aquisição da sede da Companhia, na Rua Dr. José Falcão, n.º 239, por dezanove mil contos. Tal só foi possível com os apoios financeiros do Instituto Português da Juventude/RNAJ, da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Ovar, com os donativos recebidos de muitos amigos e colaboradores e com um empréstimo bancário contraído pela Direcção de então.

Fundada sob a denominação de Grupo de Teatro Água Corrente de Ovar, foi a 18 de Maio de 1993, data da sua legalização no Cartório Notarial de Ovar, que a alteração de nomes se verificou, passando a chamar-se CONTACTO – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar».(in «Revolta dos Capões»)

terça-feira, dezembro 12, 2006

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Alunos da Cercivar deliraram
com visita dos astros da equipa
de basquetebol da Ovarense Aerosoles




(fotos do site da «Ovarense Aerosoles»)
Tecnologia
Blog será orgão de comunicação
como os outros em 10 anos


Os blogs estão a tornar-se num fenómeno cada vez mais relevante e, dentro de uma década, serão considerados órgãos de comunicaçã o equiparados aos tradicionais, revelam as conclusões de dois estudos apresentadas ontem em Paris.
Dentro de 10 anos, o blog será "um meio de comunicação social como os o utros", afirmaram dois investigadores da denominada "blogosfera", Dave Sifry, fundador do motor de pesquisa americano Tecnorati, e Alexis Helcmanocki, responsável do instituto de sondagem francês IPSOS.
Falando no "Web 3", um encontro internacional realizado em Paris, Dave Sifry afirmou: "A ideia de que somos ao mesmo tempo produtores e consumidores, p odendo contribuir activamente para as nossas próprias decisões e as dos nossos a migos e vizinhos, será tão natural no futuro como é hoje ler um jornal".
O facto de 60 milhões de blogs estarem catalogados no fim Setembro - sendo criados a um ritmo de três milhões por mês - leva a crer que o blog se vai impor definitivamente junto dos usuários da Internet.
De acordo com o último recenseamento do motor Tecnorati, a expansão do fenómeno está a conquistar rapidamente novos espaços linguísticos, nomeadamente chineses (10 por cento) e japoneses (33 por cento), que assim se sucedem aos blogs em inglês, que ainda lideram com 39 por cento.
Por sua vez, segundo o estudo realizado por IPSOS junto 2.214 utilizado res da Internet residentes em França, na Grã-Bretanha, na Itália, na Alemanha e na Espanha, 61 por cento dos inquiridos está a par dos blogs.
O mesmo estudo permitiu apurar que os blogs influenciam quem os consulta ao nível dos comportamentos de consumo, tendo 34 por cento dos entrevistados respondido que podem renunciar a uma compra após ter lido comentários negativos sobre o produto num blog.
Já para 52 por cento dos cibernautas europeus questionados, os comentários positivos expressos num blog podem reforçar a escolha do consumidor, revela a sondagem levada a cabo pelo IPSOS.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Voleibol:Taça de Portugal
Aliança sem hipóteses
perante o Guimarães


Realizou-se na passada sexta-feira a 2ª eliminatória da Taça de Portugal, em voleibol. A formação sénior masculina do Vitória jogou e derrotou o Clube de Futebol Aliança de Ovar, por 3/0 com os parciais de 12/25, 17/25 e 20/25, a serem demonstrativos da grande superioridade dos homens de Guimarães.
Apesar de o Aliança de Ovar se encontrar no 2º posto na classificação da Divisão A2, o técnico Marco Queiroga teve oportunidade neste encontro de fazer descansar os jogadores habitualmente mais utilizados.
Dos restantes jogos não saíram surpresas visto os favoritos terem vencido os encontros onde participaram sempre pela margem máxima, faltando apenas conhecer o vencedor do jogo Sp. de Espinho – Gueifães que se realiza dia 17 e ainda o representante das ilhas Açorianas.
O sorteio referente aos quartos-de-final da Taça de Portugal realiza-se em Fevereiro, já com a presença dos representantes das ilhas, conhecendo-se já o da Madeira, que é o Marítimo.(«Vitoriavolei»)

Peixeirada

domingo, dezembro 10, 2006

AATMO tem nova
peça em construção


A AATMO está a construir a sua nova peça, que vai estrear na Feira das Colectividades de 2007. Um projecto em conjunto com os grupos de teatro do Concelho de Ovar.
Aqui vai um cheirinho do que a AATMO deixa antever:


Há muito, muito tempo existiu uma terra à beira mar chamada Cabanões. O nome herdou das cabanas dos colonos, que desciam, pela Primavera, de Arouca e terras vizinhas, para semear pão e mais tarde para as colheitas.
Mas a terra sequiosa foi tomando lentamente o espaço do mar e este como que obedecendo viu crescer o areal. E os peixes viam as cabanas cada vez mais longe.
Com tanta terra à vista, lentamente os homens foram plantando casas, estas agora mais robustas e duradouras. De entre elas viu-se erguer uma linda Igreja.
E as casas trouxeram mais casas e mais casas…
Cabanões era, por fim, um manto grande de casas coloridas que se estendia até bem perto do mar.
E quando já eram muitos os habitantes de Cabanões, nasceu Ovar. Uma parte do imenso manto de Cabanões individualizou-se e ganhou esse novo nome.
Já o restante continuou sossegado e no meio desse sossego surgiu uma lenda...

sábado, dezembro 09, 2006

Vai virar Moda

Nota-se por estas fotografias tiradas recentemente a Janet Jackson e a Britney Spears que elas devem andar com problemas de droga. No caso da Britney, vai virar moda, felizmente...

João Pessoa vai geminar-se
com a cidade de Hartford


... mas há quem questione, lá mesmo na cidade de João Pessoa, para que servem estas geminações. É o caso de Francisco Albuquerque Neto, paraibano nascido no municípo de Areia, mas residente hoje em Curitiba-PR, que enviou o seguinte e-mail para a imprensa local: «Li na sua coluna do jornal O NORTE, de sexta-feira, dia 24 de novembro, que nossa João Pessoa será uma cidade geminada com Hartford, capital de Connecticut-EUA, e que já é geminada a Ovar (Portugal). Permita-me perguntar: Isso vai servir para quê? Não seria melhor um alerta no sentido de que deveríamos contar com nossa Capital geminada a alguma cidade do nosso vasto Brasil na perspectiva de intercâmbio, de fato, de experiências, por exemplo, nas áreas da Saúde ou Educação, Lazer ou Esporte, Transporte ou Limpeza Pública, Turismo, etc, entre Florianópolis x João Pessoa, Londrina x João Pessoa, Belém x João Pessoa, Foz do Iguaçu x João Pessoa, entre outras, quer seja de SP ou MG, RJ ou RS, BA ou PA? Vejo com baixíssima possibilidade uma interatividade real entre nossos jovens paraibanos, por exemplo, com seus pares desses países. Será que estou enganado? Mas, é perfeitamente possível o intercâmbio, inclusive físico, entre paraibanos & catarinenses, paraibanos & paranaenses, paraibanos & mineiros, paraibanos & fluminenses, paraibanos & baianos, etc, etc, não é mesmo?» (Está tudo aqui)

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Cortar a direito

Na reunião da Câmara Municipal de Ovar de ontem (quinta-feira), o executivo socialista prosseguiu com a sua estratégia de cortar nos apoios financeiros aos clubes, associações culturais, desportivas e sociais do nosso Concelho.
A mesma estratégia, ou seja, o «corte» de 50%, já tinha sigo adoptado no ano passado.
Os vereadores do PSD manifestaram o seu firme protesto com as suas declarações de voto e a abstenção porque, segundo Álvaro Santos, «não somos contra os 50%, somos é a favor de apoio a 100%». (Mais aqui)
Espírito Natalício

Uma montagem bem feita dentro deste Blog.
Grammy
Mary J. Blige e Red Hot Chili
Peppers dominam nomeações


A cantora Mary J. Blige e o grupo de rock Red Hot Chili Peppers dominaram, hoje, as nomeações para os Grammy Awards, os prémios norte-americanos da música que vão ser entregues a 11 de Fevereiro, em Los Angeles.
Mary J. Blige teve oito nomeações e os Red Hot Chili Peppers seis. O cantor britânico James Blunt e o grupo Dixie Chips também ficaram bem colocados com cinco nomeações cada um, tal como John Mayer, Danger Mouse, Princ e, Rick Rubin e Will.i.am e John Williams.
Justin Timberlake e Beyonce tiveram quatro nomeações.

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Eleições para a distrital do PSD


Candidato 1: António Topa

«Derrubar barreiras que aparelhos partidários muitas vezes colocam»
Engenheiro civil de 52 anos, António Topa presidiu à Comissão política Concelhia de Santa Maria da Feira durante dois mandatos, foi vereador da Câmara e membro da Assembleia Municipal. Já foi conselheiro nacional do PSD. Actualmente pertence à Assembleia de Freguesia de Vila Maior, de onde é natural. Hoje candidata-se contra Luís Montenegro à presidência da Distrital do PSD.
O presidente da Concelhia do PSD de Ovar, Álvaro Santos, integra esta lista.
~

Candidato 2: Luís Montenegro
«Não estamos em época de aventuras»
Nascido em 1973, o deputado Luís Montenegro é um dos dois candidatos à sucessão de Ribau Esteves na liderança da Comissão Política Distrital de Aveiro do PSD. Jurista de profissão, o espinhense é vereador na Câmara de Espinho e membro da Comissão Política Distrital do PSD. Já desempenhou vários cargos no partido, entre eles o de presidente da Juventude Social Democrata de Espinho
(Ler entrevistas no «Diário de Aveiro»)

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Meteorologia
Continuação de chuva, descida temperaturas
e seis distritos em alerta laranja


O Instituto de Meteorologia prevê para hoje a c ontinuação da chuva e uma ligeira descida das temperaturas, mas o alerta laranja foi decretado em apenas seis distritos quando na terça-feira foi imposto em tre ze.
Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra e Leiria são os distritos com a lerta laranja, para onde se prevê uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão com alerta amarelo.
O Instituto de Meteorologia prevê chuva para todo o país, com excepção de Portalegre, Beja, Faro, Angra do Heroísmo e Funchal.
As temperaturas máximas previstas são de cinco graus na Guarda, nove em Bragança, 10 em Portalegre, 12 em Castelo Branco, 13 em Braga, 14 no Porto, 15 em Coimbra, Santarém e Beja, 16 em Lisboa e 17 em Faro.
Para Angra do Heroísmo são esperados 20 graus e no Funchal 21.
O IM possui quatro níveis de alerta para o mau tempo: o verde (sem risco), o amarelo (risco para determinadas actividades dependentes das condições met eorológicas), o laranja (risco moderado a elevado) e o vermelho (situação meteorológica de risco extremo).
Caminheiros e aventureiros









Numa organização do AFIS e da turma d 12.º ano de tecnológico-desporto da Escola Júlio Dinis, 73 caminheiro assinalaram o 3.º aniversário da secção de pedestrianismo da colectividade.(Ler mais)

terça-feira, dezembro 05, 2006

Chegou o Grupo de Apoio aos
Emetofóbicos (G.A.E.)


Foi criado, em bom e português estilo ad-hoc e durante saudável Gregúlia, o Grupo de Apoio aos Emetofóbicos, doravante designado por G.A.E..
Tendo como missão a erradicação da Emetofobia junto de todos os aflitivos amigos do Greg que ainda o temem, desenvolverá a sua actividade como grupo de apoio a todos aqueles, identificados ou anónimos, irmãos que pretendam partilhar as suas traumáticas experiências Gregorianas, no sentido de correctamente as perspectivarem na sua vida, libertando-se assim do medo do saudável convívio com o Greg.
Sendo uma iniciativa de carácter nacional, reúne variados grupos Gregorianos, como sejam os núcleos concelhios de Santa Maria da Feira, Ovar, Porto ou São João da Madeira, ou os núcleos temáticos do Licor Beirão, Johnnie Walker ou C.R.F., entre muitos outros.
Todos os interessados podem participar online com as suas arrepiantes narrações, através de comentários a este 'post', ou em caso de emergência grave tentar o n.o do G.A.E. da sua zona de residência (a obter pelo n.o 118).
Esperamos que esta iniciativa possa trazer alguma paz aos infelizes e miseráveis ausentes da Eucaristia do Greg e a todos aqueles que padecem dessa debilitante maleita.

Pel'A Comissão Instaladora do G.A.E.,
J.O. («Blog do Greg»)

(Conferir a chocante notícia de que essa temível praga que dá pelo nome de EMETOFOBIA poderá estar a atacar vários grandes amigos do Greg)

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Recordação do Mário



A Ovarense pertence ao escasso e privilegiado leque de equipas europeias que tiveram nas suas fileiras uma grande estrela da NBA. Mário Elie era um predestinado, um talento fora do comum. Foi campeão nacional em Ovar, em finais da década de 80, rumando depois para os EUA, onde voltou a sagrar-se campeão pelos San António.

domingo, dezembro 03, 2006

Pai Natal chegou!



O Pai Natal do Comércio Tradicional chegou ontem a Ovar, numa iniciativa da Associação Comercial de Ovar e São João da Madeira (ACOSJM) para animar as ruas da cidade. O Sol apareceu e a festa aconteceu. (Ler mais aqui)

sábado, dezembro 02, 2006

Associação Comercial aposta na dinamização da cidade
Parada da Natal
para agitar as compras


Em terra de famosos desfiles de Carnaval, a Associação Comercial de Ovar e São João da Madeira (ACOSJM) realiza hoje a parada à americana. A recepção ao Pai Natal do comércio tradicional estava marcada para para o sábado passado mas foi adiada para hoje (15h - Largo Almeida Garret) devido às previsões de mau tempo que, afinal, nem sem se cumpriram.
«Este Natal, a arte de bem comprar está no comércio de Ovar» é a máxima da campanha que se estende até ao dia 8 de Janeiro, dia do sorteio de Natal. Segundo Bruno Gama, «pretende-se trazer as pessoas para a rua de modo a que façam compras em Ovar».
O mentor da programação apostou numa autêntica maratona de animação que envolve cerca de onze grupos na rua que já podem ser encontrados em diversos espaços da cidade.
Entre eles, Bruno Gama destaca os «Mangaii», grupo de animação de rua, os «Kopinxas» – Personagens Teatrais, e a Classe de Flamenco da Escola de Música Oliveira Muge.
O programa que incide nos fins-de-semana e feriados tem muitas outras ofertas culturais, que vão desde o Quarteto IV Sons, os «D’nomada», hip-hop através do grupo «ALK», Bandolins de Esmoriz, sons e tendências musicais que se animam nesta campanha em defesa do comércio tradicional, com outras participações, como a poesia em bares e restaurantes ou as exposições.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Dia Internacional do Deficiente