sexta-feira, março 23, 2007

EUA: Horário de Verão começa no domingo,
em Portugal é no fim do mês


Com poucas excepções, os relógios norte-americanos avançam 60 minutos às 02 horas da manhã de domingo, colocando o país trê s semanas mais cedo no período de aproveitamento da luz do dia, o chamado Daylight Saving Time.
Este período, também conhecido por Horário de Verão, que em 2006 ainda decorreu entre o primeiro domingo de Abril e o último domingo de Outubro, termin ará este ano uma semana mais tarde, no primeiro domingo de Novembro (dia 4).
As únicas excepções a este esforço para aproveitar a luz do dia e poupa r energia são os estados de Arizona e Hawaii, o estado associado de Porto Rico e os territórios norte-americano de Samoa, Guam e Ilhas Virgens. Dentro do estado de Arizona, contudo, a tribo Navajo observa a alteraçã o da hora, tendo em conta que a sua população está espalhada por outros estados sujeitos ao Daylight Saving Time.
Em Portugal os relógios vão adiantar-se uma hora no último domingo de M arço, dia 25, dando início à Hora de Verão, que se prolongará até ao último domi ngo de Outubro.
Este período complementar de quatro semanas para aproveitamento do luz do dia, que entra em vigor este ano, deve-se a uma lei que o Congresso dos Estad os Unidos aprovou em Julho de 2005 e que o presidente Bush promulgou em Agosto s eguinte para entrar em vigor em 2007.
O chamado Daylight Saving Time (DST) foi instituído pelo Congresso dos Estados Unidos em 1918, o ano em que terminou a primeira guerra mundial, mas a m edida foi impopular e rejeitada no ano seguinte, só regressando entre 1942 e 194 5 como uma medida para conservar energia em plena segunda guerra mundial.
Entre 1945 e 1966, o aproveitamento da luz solar não era imposto por le i federal, pelo que ficou marcada por muita diversidade de horários conforme se iam atravessando os estados e as localidades.
O cúmulo de mudanças geralmente referido tem sido o que acontecia com q uem viajasse entre Moundsville, no estado de Virgínia Ocidental, e Steubenville, no estado de Ohio, que tinha de acertar o relógio sete vezes.
A lei de uniformização do tempo, de 1966, colocou alguma ordem nesta te ntativa de poupar energia ao impor-se como lei alargada praticamente a todos os 50 estados norte-americanos, deixando de fora apenas os estados do Hawaii, Arizo na e algumas partes do de Indiana.
Tem havido alterações nas datas de início e fim da hora de Verão, mas a s vigentes até 2006 recuavam a 1987, quando o presidente Reagan fixou o início d a hora de Verão no primeiro domingo de Abril (em vez do último domingo desse mês ), mantendo o seu término no último domingo de Outubro. Com esta alteração de 1987 estariam a ser poupados 300.000 barris de petróleo por ano.

Sem comentários: