sábado, março 17, 2007

Sal de Ovar

«(...) Ovar, berço das varinas, das comunidades emigrantes como as do Peso da Régua, origem dos tipos minhotos que inspiraram Júlio Dinis nas "Pupilas do Senhor Reitor", e prenúncio do casario granítico e azulejar do Porto, daquela casa individual que Sampaio Bruno destacou em contraste com o prédio colectivo implantado por Pombal na baixa lisboeta.
Ali conhecemos uma revista magnífica, "Dunas", publicação anual sobre cultura e património da região de Ovar. Das 152 páginas destacamos rapidamente "Conservação e Restauro dos Azulejos Oitocentistas de Fachada da Cidade de Ovar" e o louvor a uma mulher de vida longa e rica, Cecília Sacramento.
Outra novidade foi a reedição de postáis da Praia do Furadouro, cujo autor - figura digna dos "Grandes Portugueses" - é assim apresentado:
"A primeira colecção de postáis ilustrados da praia do Furadouro foi comercializada em Abril de 1909, por José Luís da Silva Cerveira. Trata-se de uma colecção de 10 postáis, impressos na Alemanha, que na época rivalizou com as melhores colecções portuguesas e estrangeiras. José Luís da S. Cerveira nasceu no concelho da Mealhada em 12 de Abril de 1866, e muito novo ainda começou a trabalhar na cidade de Coimbra, como caixeiro da Livraria Melchiades, transitando depois para Ovar, local onde começou uma nova vida profissional ao serviço da família Barbosa de Quadros. Sendo um jovem inteligente e dinâmico, José Luís conseguiu angariar os créditos necessários para, a partir do nada, se tornar um dos mais progressivos comerciantes da então vila de Ovar e da praia do Furadouro, chegando a ser, no fim a sua curta existência (Silva Cerveira faleceu em 1909, aos 43 anos), proprietário de vários estabelecimentos comerciais (mercearias e cafés) e do melhor hotel da praia do Furadouro. Paralelamente à sua intensa vida comercial, Silva Cerveira deixou o seu nome ligado a múltiplas actividades de carácter social. Promoveu bailes de Carnaval, foi o primeiro livreiro de Ovar, foi um dos fundadores (e dirigentes) da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ovar, criou um efémero 'Gabinete de Leitura', lançou a primeira colecção de postáis ilustrados de Ovar, foi um entusiasta do excursionismo, um dos fundadores do núcleo local do Partido Republicano (1908) e um dos dirigentes da Associação de Socorros Mútuos. Para promover a praia do Furadouro, José Luís criou o hábito de abrir cada época balnear com um almoço, oferecido a todos os agentes locais da imprensa e criou uma comissão para a organização de espectáculos regulares de música, durante o período estival.»

Jorge Guerra in «vilibordo.blogspot.com»

Sem comentários: