terça-feira, fevereiro 13, 2007

Referendo/Aveiro
Afonso Candal defende haver "vinculação política" ao "Sim"

O mandatário distrital de Aveiro do "Movimento Voto Sim" e vice-presidente da bancada parlamentar do PS, Afonso Candal, considera que "há uma vinculação política" para despenalizar o aborto, mesmo sem o resultado do referendo ser formalmente vinculativo.
"Assim como houve no referendo anterior uma vitória do 'Não', que não era vinculativa, mas foi respeitada, por uma questão de coerência interpretativa há uma vinculação política à vitória do 'Sim' neste referendo", disse Afonso Candal à Agência Lusa.
Afirmando-se satisfeito com a vitória nacional das teses que defende, o deputado considera que "é um 'Sim' de responsabilidade" o que resulta da consulta popular de hoje.
"É claramente um 'Sim' que marca a abertura de um novo ciclo do ponto de vista dos direitos das mulheres", comentou.
A campanha do referendo no Distrito de Aveiro levou à criação de movimentos cívicos locais e a uma participação significativa em debates e sessões de esclarecimento nos dois sentidos, em alguns dos quais Afonso Candal participou.
Face à vitória do 'Não' no distrito de Aveiro, Afonso Candal considera, mesmo assim, "satisfatórios" os resultados em concelhos em que o 'Sim' ganhou, como Ovar, São João da Madeira ou Mealhada, bem como a subida em concelhos que continuaram maioritariamente a votar 'Não'.
"Desta vez houve uma diferença substancial no perfil dos resultados, o que me deixa satisfeito, já que no anterior referendo apenas no concelho da Mealhada o 'Sim' ganhou, enquanto agora foi vitorioso em vários concelhos do distrito", disse.
Nas 208 freguesias do distrito, o 'Não' alcançou 55,38 por cento dos votos expressos, enquanto o 'Sim' arrecadou 44,62 por cento.

Sem comentários: