sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Alterações Climáticas
Planeta vai aquecer durante séculos

Especialistas mundiais em alterações climáticas afirmaram hoje que o aquecimento global é "inequívoco", continuará durante séculos e "muito provavelmente" tem causa humana.
O aquecimento global fará com que até 2100 o planeta aqueça entre 1,8 e 4 graus Celsius, o que fará subir o nível dos mares até 58 centímetros e multiplicar as secas e as vagas de calor.
Estas são as principais conclusões do relatório hoje apresentado em Paris pelos 500 delegados do Painel Intergovernamental para as Alterações Climática s (IPCC) da ONU, após quatro dias de intensas negociações.
Os peritos basearam as suas conclusões no conjunto das investigações científicas realizadas nos últimos seis anos para e actualizar e corrigir os dados do seu anterior relatório, de 2001.
Para o presidente do painel, Rajendra Pachauri, trata-se de "um documento muito impressionante que vai vários passos além das investigações anteriores", e, segundo a cientista Susan Dolomon, representante do governo norte-americano , "não há dúvida de que o aumento dos gases com efeito de estufa é dominado pela s actividades humanas".
Segundo uma síntese do relatório, intitulada "Resumo à Atenção dos Decisores", o aumento da temperatura global será muito diferenciado conforme as regiões, podendo ser multiplicada por dois nos pólos, por exemplo.
A subida dos termómetros fará subir também o nível dos mares entre 18 e 59 centímetros e estará na origem de múltiplos fenómenos extremos, como vagas de calor, episódios de seca e precipitações intensas cada vez mais frequentes que poderão provocar a deslocação de cerca de 200 milhões de refugiados climáticos daqui até ao fim do século.
É muito provável, segundo os autores do relatório, que a quantidade de precipitação aumente nas maiores latitudes e diminua na maior parte das zonas su btropicais (cerca de 20% em 2100), de acordo com as tendências observadas.
O aquecimento será maior nos continentes do que nos oceanos e nas latitudes norte, e menor no sul e em partes do Atlântico norte.
Este quarto relatório do IPCC, criado em 1988 pelas Nações Unidas, refere que a temperatura global irá aumentar 0,2 graus por década devido às emissões de gases com efeito de estufa já lançadas para a atmosfera, e que não será possível impedir a continuação desse aumento a um ritmo de 0,1 graus por década, mes mo se essas emissões ficassem nos níveis de 2000.
As concentrações de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, sublinham os especialistas, nunca foram tão elevadas desde há 650.000 anos.
O aquecimento previsto reduzirá a cobertura de neve e as calotes polares, e não se exclui a possibilidade de o gelo do Pólo Norte se derreter completam ente em finais do século.
Este relatório do IPCC tem por objectivo ajudar a fundamentar com bases científicas a resposta dos dirigentes do planeta ao aquecimento global, nomeadamente no quadro do Protocolo de Quioto.
O painel científico deverá divulgar nos próximos meses outros relatórios sobre o impacto do aquecimento global, as formas de o mitigar e um documento final de síntese, a aprovar em Novembro em Valência (Espanha).

Sem comentários: