terça-feira, fevereiro 06, 2007

Um olhar em redor...
Grandes Superfícies

Ao longo dos últimos dez anos o concelho da Feira tem vindo a ser invadido por vários espaços comerciais de grande dimensão. Este ano não será excepção! Ao que já é possível ver na lista de aprovações divulgada pela Direcção Geral do Comércio e Concorrência, serão pelo menos três os espaços comerciais a abrir este ano. Falo do Staples Office Centre em Sanfins, do Modelo em Mozelos e do Plus em Arrifana. Mas a Câmara já aprovou o Intermarché de Canedo! O Feira Nova vai iniciar, ao que se sabe, dentro de semanas a construção de um Centro Comercial com mais de 33.000 metros quadrados de ABL. A nova Exponor tem uma grande área comercial. Será que o concelho aguenta? Não serão lojas a mais?
Se olharmos para a vizinhança está a acontecer a mesma coisa, por isso, os habitantes de concelhos vizinhos deixam de ser potenciais clientes! Vamos olhar para cada caso individualmente.
Espinho. O único que até hoje não tem um hipermercado nem um Hard Discount, e ao que se sabe, também não vai ter. A licença E. Leclerc para Anta é anterior a 2004 e ainda não foi usada. Entretanto fala-se já na hipótese deste grupo usar uma freguesia da Feira (Nogueira da Regedoura) para servir Espinho.
Ovar. O Dolce Vita abre dentro de 70 dias! Com ele "fecha" o Modelo e chega o Continente. Mesmo sem cinemas, será um ponto de atracção. O DeBorla foi convertido no Atlantik Park... Chegam a Rádio Popular, o Minipreço, o Office Pack,... A tudo isto soma-se os já velhinhos Intermarché (Ovar e Esmoriz), o Lidl, o Plus (Ovar e Esmoriz). E já se fala no Carrefour e no Feira Nova!
S. João da Madeira. O Modelo sofre mutação a Continente no projecto VIII Avenida Shopping, 32.000 metros quadrados de ABL, da responsabilidade da Sonae Sierra. Aqui a atracção é maior, dado que a Castello Lopes vai explorar 5 a 7 salas de cinema. Ainda nesta cidade há licenças concedidas a Minipreço e Pingo Doce, ambas de mais de 1000 metros quadrados.
Oliveira de Azeméis. Ninguém esperaria tal evolução! Modelo, Lidl e Plus vão ter companhia. O Mercado dos Mosqueteiros está quase a abrir. Entretanto Feira Nova, E. Leclerc e Staples Office Centre já realizaram pedidos.
É uma evolução muito grande... talvez até demais! («krónicas feirenses»)

1 comentário:

Simon disse...

Ao contrário do que muitos pensam, a minha opinião é que o futuro reside na existência benéfica destas superficies comerciais. Noutros tempos eramos "obrigados" a deslocarmo-nos ao Porto ou Gaia para comprarmos artigos actuais e menos caros; a existência destes espaços beneficia as populações locais pois podem comprar os produtos que precisam nos locais onde residem. Por outro lado a concorrência entre as diferentes lojas obriga a que os preços baixem, beneficiando o consumidor (verificando a lei da procura/oferta). Obviamente quem não conseguir fazer frente aos concorrentes terá que fechar portas - revelando pouca eficiência. Outro factor a ressaltar é o facto de se criarem vários postos de trabalho o que também é muito positivo. Não vejo portanto qualquer inconveniente na instalação de superfícies comerciais!