sábado, fevereiro 24, 2007

Campeãs do carnaval do Rio
voltam a brilhar na Apoteose do samba


As melhores escolas de samba do carnaval do Rio retornam ao Sambódromo, neste sábado, para o desfile das campeãs, desta vez sem preocupação com pontuação. Agora é só festa! A partir das 21h, os foliões poderão curtir um pouco do que foi visto nos desfiles do domingo e da segunda-feira: luxo, beleza e inovação. Uma oportunidade para quem não viu de perto a África da Beija-Flor, que se consagrou campeã do Grupo Especial das escolas de samba do Rio.
Quem abre a festa é a sexta classificada, Vila Isabel, que levou para a Sapucaí um enredo sobre as metamorfoses. Foi a garra dos componentes que levou a escola a completar a sua apresentação. As fantasias pesadas e quentes - como a da comissão de frente, com dançarinos vestidos de macacos e coreografados pela bailarina Ana Botafogo - fez com que muitos dos componentes tivessem que receber assistência hospitalar. No ano passado, esta escola foi campeã. A seguir, virá a Viradouro. Com a inovação do carnavalesco Paulo Barros, a agremiação de Niterói colocou parte dos integrantes da sua bateria, o Mestre Ciça e a rainha da bateria, Juliana Paes, num gigantesco tabuleiro de xadrez. Garantiu ainda a interatividade com o público em carros alegóricos como o «Onde está Wally?». A escola não levou o primeiro prêmio, mas empolgou, e muito, quem assistiu ao desfile.
A Unidos da Tijuca entrará na Avenida por volta da meia-noite. A escola empatou com a Viradouro, mas superou a concorrente no critério de desempate e ficou com o quarto lugar. Na entrada na Apoteose, o puxador Wantuir foi para o meio da Marquês de Sapucaí, no meio dos componentes da escola. Acabou garantindo o Estandarte de Ouro, prêmio oferecido pelo jornal "O Globo", como o melhor intérprete.
A terceira colocada no carnaval, a Mangueira, desfila no início da madrugada do domingo com um tema em tudo idêntico ao que a Escola de samba de Ovar, Costa de Prata, levou este ano: «Minha Pátria, Minha Língua». Valeu o terceiro lugar. Logo depois, vem a vice-campeã: a Grande Rio, que falou de Duque de Caxias em seu enredo. Brilhou na escola a rainha da bateria, a atriz Grazi Massafera, que mesmo caindo na Marquês de Sapucaí, fez boa figura. Por último, encerrando o desfile, a campeã, Beija-Flor, vai fazer os tambores africanos ecoarem mais uma vez no Sambódromo.

Sem comentários: