segunda-feira, janeiro 30, 2006

Vaga de frio
Se cá chovesse
fazia-se cá ski


Ontem nevou em quase todo país e só não nevou em Ovar porque o céu esteve sempre limpo. Se estivesse de chuva, era praticamente certo que também teríamos a nossa parte de flocos de neve. Frio é que não faltou. De resto, o trabalho do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da Protecção Civil foi normal durante o fim- de-semana, apesar do frio e da queda de neve que ocorreu no domingo em quase todo o país.
Fonte do INEM afirmou que "apesar de se ter registado pontualmente algumas situações, não se pode dizer que tenha havido uma assistência muito significativa por causa do mau tempo".
De acordo com Nelson Pereira, director do departamento de emergência médica do INEM, a utilização de lareiras para combater o frio esteve na origem de pelo menos dois incidentes registados no país.
Em Guimarães o INEM registou a intoxicação de uma pessoa por monóxido de carbono libertado pela combustão de lenha numa lareira, na noite de sábado para domingo.
Na zona de Aveiro, uma senhora sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau numa lareira no domingo à noite e teve de ser transportada de helicóptero para o hospital de São José, em Lisboa.
"Apesar de o frio ser intenso, não tem havido um incremento de chamadas, porque trata-se de uma situação pontual e as pessoas conseguem precaver-se. Se a situação se arrastasse poderia haver um aumento de chamadas de emergência", acrescentou.
Em declarações à Lusa, fonte do Serviço Nacional de Protecção Civil indicou que "não há nada a registar" quanto ao frio que se fez sentir no fim-de-semana e à neve que caiu.
No domingo, e 52 anos depois de ter aparecido pela última vez, a neve voltou a cair em Lisboa, que às 15:00 registava 0,5 graus, abaixo dos quatro que o Instituto de Meteorologia previa como temperatura mínima.
As temperaturas mais baixas registaram-se no nordeste transmontano com 7 graus negativos e nas Penhas Douradas com 8 graus abaixo do zero.
Depois de um domingo em que nevou em quase todos os distritos do país, a temperatura deverá aumentar durante o dia de hoje, prevendo-se céu geralmente pouco nublado ou limpo e sem ocorrência de chuva.

Sem comentários: