sexta-feira, janeiro 20, 2006

Já ia uma fogaça...

Cumpre-se hoje o voto ao mártir S. Sebastião, a 5 minutos daqui, em Santa Maria da Feira, com a realização da tradicional Festa das Fogaceiras. São milhares os forasteiros que, todos os anos, acorrem ao centro histórico da cidade, para assistir ao Cortejo Cívico e à tradicional Procissão das Fogaceiras, onde cerca de duas centenas de meninas vão desfilar vestidas de branco, com a fogaça à cabeça.
A Festa das Fogaceiras é uma tradição secular, com 501 anos de história, marcados pela devoção do povo das Terras de Santa Maria.
A mais emblemática festividade do concelho de Santa Maria da Feira teve origem num voto ao mártir S. Sebastião, em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de protecção, o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce chamado Fogaça.
S. Sebastião, que segundo a lenda padeceu de todos os sofrimentos aquando do seu martírio em nome da fé cristã, tornou-se, assim, o santo padroeiro de todo o condado da Feira.
No cumprimento do voto, os ofertantes incorporavam-se numa procissão que saía do Paço dos Condes e seguia pela Igreja do Convento do Espírito Santo (Lóios), onde eram benzidas as fogaças, divididas em fatias, posteriormente repartidas pelo povo. Assim nasceu a Festa das Fogaceiras.

Sem comentários: