terça-feira, janeiro 17, 2006

Cinema
"Brokeback Mountain" e "Walk the line"
vencem Globos de Ouro


A 63ª edição dos Globos de Ouro distinguiu segunda-feira o favorito "Brokeback Mountain" (O Segredo de Brokebac k Mountain) mas também o inesperado "Walk the line", sobre o cantor de música co untry Johnny Cash.
Considerados como uma antevisão do que poderão vir a ser os Óscares da Aca demia de Cinema norte-americana, os Globos são atribuídos pela Associação de Imp rensa Estrangeira de Hollywood.
"Brokeback Mountain", do realizador taiwanês Ang Lee, era o grande favorit o, mas acabou por ganhar em apenas quatro das sete categorias em que concorria, deixando fugir os galardões para melhor actor e melhor actriz em filme dramático e para melhor banda sonora.
No entanto, a película, que relata a relação homossexual de dois cowboys n a América dos anos 60 e 70, foi vencedora em duas das principais categorias, mel hor filme e melhor realizador, arrebantando ainda o prémio para melhor canção or iginal ("This love will never grow old", do argentino Gustavo Santaolalla).
O outro grande vencedor desta edição dos Globos de Ouro foi "Walk the line ", um filme que retrata a vida do músico Johnny Cash, falecido em Setembro de 20 03, com três prémios.
A película de James Mangold foi considerada o melhor filme na categoria de comédia ou musical e os dois protagonistas levaram para casa os Globos de Ouro para melhores actores na mesma categoria: Joaquin Phoenix, que desempenha o pape l de Johnny Cash, e Reese Witherspoon, que encarna June Carter, a mulher do cant or.
Na categoria de melhor actriz em filme dramático o prémio foi para Felicit y Huffman, que desempenha o papel de uma transsexual em "Transamerica", enquanto Philip Seymour Hoffman foi o vencedor na categoria de melhor actor.
Philip Seymour Hoffman encarna o escritor Truman Capote no filme "Capote", que relata a obsessão do romancista pelo caso do massacre de uma família de agr icultores do Kansas que deu origem ao seu mais conhecido livro "A Sangue Frio".
À partida o actor e realizador George Clooney tinha expectativas de ganhar alguns dos Globos de Ouro, mas acabou por ser considerado apenas o melhor actor secundário em "Syriana".
Caíram assim por terra as suas aspirações em ganhar nas categorias de melh or filme, melhor realizador e melhor argumento com o seu "Good night and good lu ck".
Na parte referente à televisão, a série "Lost" (Perdidos) foi a vencedora na categoria de drama, enquanto "Desperate Housewives" (Donas de Casa desesperad as) conseguiu o Globo de Ouro para melhor série de comédia ou musical.
Contudo, o azar continua a perseguir esta série, pois nenhuma das quatro a ctrizes protagonistas conseguiu qualquer prémio, entregue à quinta nomeada, Mary -Louise Parker, pelo seu papel em "Weeds".
Steve Carell ganhou o prémio para melhor actor numa série de comédia telev isiva graças ao seu trabalho em "The Office", baseada na série do mesmo nome cri ada por Rick Gervais para a BBC.
O britânico Hugh Laurie ganhou o prémio para melhor actor numa série dramá tica pelo seu papel em "House", em que encarna a figura de um médico que não con fia em ninguém, e muito menos nos seus doentes.
Geena Davis viu recompensado o seu trabalho como presidente dos Estados Un idos, ganhando o Globo de Ouro para melhor actriz numa série dramática em "Comma nder in chief".

Sem comentários: