sexta-feira, janeiro 13, 2006

Escutas Casa Pia: Nem Sampaio escapou
Procuradoria abre inquérito
sobre registo chamadas telefónicas


A Procuradoria-Geral da República abriu um inquérito para apurar a veracidade da notícia divulgada hoje pelo «24horas» sobre um registo de milhares de chamadas feitas a partir de telefones de altas individualidades no âmbito do processo Casa Pia.
O «24Horas» publicou em manchete que "os telefones de casa do Presidente da República, do primeiro-ministro, do presidente da Assembleia da República, do presidente do Tribunal Constitucional, do Presidente do Tribunal de Contas (...) foram analisadas pelo Ministério Público" no âmbito do processo Casa Pia.
De acordo com o jornal, o "Ministério Público controlou 80 mil chamadas de todos os titulares dos órgãos de soberania feitas de números privados" durante ano e meio.
"Ordenou-se de imediato a instauração de um inquérito que apurará com rigor a correspondência ou não correspondência de tais notícias ao efectivamente ocorrido e daí se extrairão as devidas consequências", segundo um comunicado da PGR.
Na nota, a Procuradoria-Geral da República sublinha ainda que, "segundo a notícia, esse registo inclui apenas números de telefone e não nomes de pessoas, e muito menos o conteúdo das chamadas".
O presidente da República, Jorge Sampaio, recebe hoje às 9:00 o Procurador-Geral da República, Souto Moura, numa audiência no Palácio de Belém, a pedido do Chefe de Estado.

Sem comentários: