quinta-feira, janeiro 26, 2006

Municípios mantêm GAMA em funcionamento

Os municípios que compõem a Grande Área Metropolitana de Aveiro (GAMA) decidiram manter a existência legal e política da instituição, apesar da «indefinição» em torno do futuro das actuais associações intermunicipais, garantiu ontem Ribau Esteves.
O presidente da GAMA foi o porta-voz dos autarcas que ontem reuniram em Ílhavo para discutir o futuro da entidade, uma vez que o Governo parece apostado em introduzir alterações ao modelo de agrupamento de municípios.
Enquanto não é conhecida a nova legislação, a GAMA irá «manter a sua existência normal», salientou Ribau Esteves, preocupado em evitar que o novo figurino retire «capacidade legal» às associações que agrupam vários municípios, nomeadamente no que diz respeito à contratualização de competências que estão sob a alçada da administração central.
Entretanto, a instituição irá dar andamento a vários processos relevantes para a região, frisou o social-democrata. Uma das prioridades é «estruturar as áreas de investimento» para o próximo quadro de fundos comunitários, que irá vigorar entre 2007 e 2013. Entre os projectos previstos figura um Parque Empresarial de Nova Geração com pólos em vários concelhos e uma Agência Regional de Inovação, salientou o líder da GAMA, revelando ainda que uma das prioridades dos municípios aderentes deverá incidir na aposta em «clusters» ligados à tecnologia, habitação, sector automóvel e cultura, turismo e ambiente.
Estudar soluções conjuntas ao nível da mobilidade e novas vias de comunicação, redes de infra-estruturas básicas (nomeadamente o saneamento), equipamentos estruturantes (cultura e turismo), espaços verdes e áreas de lazer e requalificação urbana é outra das preocupações dos municípios, que no próximo dia 8 de Março voltam a reunir em Oliveira do Bairro. (in Diário de Aveiro)

Sem comentários: