quinta-feira, janeiro 05, 2006

REIS 2006

Tal como prometido ontem, na grafonola do «NdO» já se ouve um dos muitos cânticos dos reiseiros de Ovar. Este pertence ao LP, «Noite de Reis em Ovar», que julgo ser o único registo áudio a sério feito até à data desta tradição secular. Foi gravado em 1978 e editado pela GAF - A. António Guimarães, do Porto.
Para aqui inserir esta faixa, ainda se melhorou o som, mas não foi possível retirar todos os «ovos que estavam a estrelar». É o que se pode arranjar.
Não seria de ir pensando em juntar algumas das mais representativas troupes e gravar um CD, a exemplo do que se fez com as Escolas de Samba do Carnaval? É uma pena perder-se todos os anos, torrentes de inspiração, mas enfim...
Adiante: A Troupe é do Orfeão de Ovar. Canta Américo Oliveira - grande voz, diga-se de passagem a deste reiseiro que já foi presidente da Junta de Ovar - uma composição de Edwiges Helena: «E viva a garrafeira», tema da Despedida desse ano. (Agora até parecia o Eládio Clímaco a apresentar o Festival RTP da Canção...)

1 comentário:

Alvi-Negro disse...

Agradeço o cuidado que teve em enviar esta nota. Devo, porém, informá-lo que os posts sobre este tema não terminaram aqui e as referências à JOC/LOC foram deixadas para mais tarde, propositadamente, dada a sua importância.
Conheço bem a revista e adquiro-a todos os anos, no estabelecimento do seu pai (julgo eu), porque, na minha modesta opinião, é uma publicação de grande qualidade e vareirismo a toda a prova.
Confesso que a curta investigação que fiz apenas encontrou aquela gravação e folgo em saber que existem mais. Se me enviar uma gravação da JOC/LOC teria o maior gosto em colocá-la online.

PS.: Já agora: concorda que se deveria gravar um CD, pelo menos do tipo «Best of»?