terça-feira, setembro 14, 2004

Mais uma...
Tovartex está a despedir trabalhadoras

nome da imagem
A Multinacional alemã «Falke» pretende despedir os seus 450 trabalhadores da sua unidade fabril de Ovar se não conseguir obter um acordo de rescisão de parte deles até sexta-feira, admite o Sindicato dos Têxteis de Aveiro (STA).
A empresa, que em Ovar trabalha sob o nome de «Tovartex», alega falta de encomendas e, por isso, pretende diminuir os postos de trabalho. Entre os trabalhadores fala-se em 140 a dispensar numa primeira fase, mas o sindicato não confirma.
A multinacional terá afixado, após as férias, um comunicado convidando os trabalhadores a rescindirem por mútuo acordo os contratos de trabalho, ressarcindo-os de todos os seus direitos. Segundo o STA, foram já vários (desconhece-se quantos) os trabalhadores que foram ao departamento de pessoal acertar a rescisão, mas alguns acabam por voltar atrás no dia seguinte.
Segundo o STA, a administração afirma que aqueles que rescindiram amigavelmente já se encontram a trabalhar em outra empresa, mas não divulgou qual. A estrutura sindical reconhece que há uma quebra nas encomendas com a perda de clientes importantes, um deles representando 15% da produção, e gostaria de ver o processo conduzido com «lisura». Da reunião de ontem, obteve a garantia verbal de que a empresa não pretende deslocar-se para outro local.

Sem comentários: