segunda-feira, setembro 13, 2004

Festas do Mar do Furadouro
Padre apela à continuidade da romaria

Durante a habitual missa campal, celebrada na Avenida Central do Furadouro perante milhares de pessoas, ontem de manhã, o Padre Aníbal chamou a atenção para a importância das festividades. «É tão bonito estarmos aqui todos juntos», destacou, visivelmente emocionado, para solicitar logo de seguida «a quem de direito» para «que não deixe morrer esta maravilhosa tradição». O pároco de S. Vicente de Pereira recordou que «era ainda pequeno e já ouvia os ecos das festas que chegavam à minha terra e ainda mais longe». Num sermão marcado por uma toada nostálgica, o padre ainda pediu desculpas por lapsos de memória da sua personalidade e que muitas vezes estão na origem de «alguns esquecimentos de compromissos marcados», o que arrancou alguns sorrisos dos fiéis.
A procissão com bênção do Mar, ponto alto das Festas do Mar, percorreu a praia durante a tarde e foi presenciada por muitos milhares de pessoas.
Recorde-se que a Comissão de Melhoramentos do Furadouro organizou as festas durante mais de uma década, mas anunciou há dois anos que não organizaria mais a romaria. Em 2003 não houve Festas do Mar, mas este ano regressaram graças ao empenho de um grupo de homens amantes da praia que, no entanto, não sabem se poderão voltar a organizar os festejos.

Sem comentários: