sábado, setembro 04, 2004

«Borndiep» passou pelo Furadouro

O «barco do aborto» passou ontem, cerca das 20h30 horas, ao largo da praia do Furadouro, em direcção ao porto espanhol de Vigo, depois de o Governo português ter recusado o pedido de entrada, na Figueira da Foz, para reabastecimento de combustível e água potável.
A decisão foi tomada, segundo Rebecca Gomperts, responsável da «Women on Waves», porque as autoridades portuárias não responderam ao pedido feito, para entrada do navio «Borndiep» no porto da Figueira da Foz. O requerimento foi apresentado, na manhã de ontem, com carácter urgente, no Instituto Portuário de Transportes Marítimos por uma agência de navegação.
Numa nota enviada à imprensa cerca das 19h30 horas, o secretário de Estado dos Assuntos do Mar informava que o pedido do «Borndiep» fora recusado, mas que seriam disponibilizados os meios da Marinha para reabastecer o barco, «fora do mar territorial português». O comunicado acrescenta que «as unidades navais do Estado português poderão cooperar nos termos a ponderar», caso seja «aferida a emergência do pedido». Prevê-se que o barco volte a passar pelas praias do concelho de Ovar no regresso ao porto da Figueira da Foz, durante o dia de hoje.

Sem comentários: