sexta-feira, fevereiro 06, 2026



Situação de calamidade prolongada até 15 de fevereiro
O primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou esta quinta-feira que a situação de calamidade em Portugal continental será novamente prolongada, desta vez até ao dia 15 de fevereiro. A decisão, que abrange o concelho de Ovar, deve-se à persistência do mau tempo que tem assolado o país.

O anúncio foi feito em São Bento, Lisboa, após a reunião do Conselho de Ministros e de um encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. «Sabemos que ainda teremos uma situação difícil que vai prolongar as condições que justificaram precisamente esta situação de calamidade», declarou o chefe do Governo.

Recorde-se que o estado de calamidade foi inicialmente decretado a 28 de janeiro para cerca de 60 municípios, vigorando até 1 de fevereiro. Posteriormente, a medida foi estendida até 8 de fevereiro, com o número de concelhos abrangidos a aumentar para 68, sendo agora prolongada por mais sete dias.

Concelhos em situação de calamidade

Abrantes, Águeda, Albergaria-a-Velha, Alcácer do Sal, Alcanena, Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Aveiro, Batalha, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Cantanhede, Castanheira de Pera, Castelo Branco, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Constância, Covilhã, Entroncamento, Estarreja, Ferreira do Zêzere, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Fundão, Góis, Golegã, Idanha-a-Nova, Ílhavo, Leiria, Lourinhã, Lousã, Mação, Marinha Grande, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Murtosa, Nazaré, Óbidos, Oleiros, Ourém, Ovar, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Penamacor, Penela, Peniche, Pombal, Porto de Mós, Proença-a-Nova, Rio Maior, Santarém, Sardoal, Sertã, Sever do Vouga, Soure, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Vagos, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha, Vila Nova de Poiares e Vila Velha de Ródão. https://www.ovarnews.pt/situacao-de-calamidade-prolongada-ate-15-de-fevereiro/

Sem comentários: