quarta-feira, fevereiro 11, 2026



Madrugada foi calma mas Ovar mantém-se em alerta
A noite foi "tranquila” em Ovar em termos de mau tempo, disse hoje de manhã, dia 11, fonte dos bombeiros locais à agência Lusa, e a Câmara abriu o recinto do Mercado Municipal para estacionamento de viaturas habitualmente parqueadas junto ao rio.

A medida foi implementada para garantir um espaço de estacionamento mais seguro aos moradores que residem junto ao rio Cáster, para evitar situações como a que terça-feira levou à inundação de carros e garagens coletivas devido ao rápido extravasar do curso de água no centro da cidade.

“O Mercado Municipal estará aberto e disponível para estacionamento gratuito. Com esta medida, a autarquia procura colmatar os problemas resultantes das cheias verificadas no centro da cidade nas últimas horas”, disse fonte da Câmara.

Com situação de calamidade decretada desde 01 de fevereiro, o Município de Ovar tem tido várias ruas cortadas temporariamente, devido a lençóis de água, estando a Comissão Municipal de Proteção Civil a fazer “um acompanhamento permanente no terreno da evolução das intempéries”. Ontem, duas famílias foram desalojadas, incluindo uma bebé de um mês.

Mesmo assim, a Câmara apela a que a população antecipe situações de risco e adote “comportamentos preventivos”, como o de evitar a circulação e o estacionamento junto ao rio, em zonas de ria e em praias com grande agitação marítima, como as do Furadouro e Maceda.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 de fevereiro para 68 concelhos, sendo Ovar um deles. https://www.ovarnews.pt/madrugada-foi-calma-mas-ovar-mantem-se-em-alerta/

Sem comentários: