

A forte ondulação marítima "engoliu" a praia de Maceda e reduziu em dezenas de metros o parque de estacionamento da Praia de Maceda
Segundo relatos de frequentadores locais, o mar avançou cerca de 200 de metros em relação à linha habitual.
As últimas tempestades, combinadas com ventos persistentes de noroeste, provocaram esta forte erosão costeira na Praia de Maceda, alterando de forma visível o perfil da praia.
Segundo relatos de locais, o mar avançou dezenas de metros em relação à linha habitual, atingindo zonas onde anteriormente existia parque de estacionamento. Áreas que até há pouco tempo eram utilizadas por banhistas e surfistas foram praticamente engolidas pelo mar.
Nas redes sociais multiplicam-se testemunhos de surpresa e preocupação. Muitos recordam que a praia apresentava, até recentemente, uma larga faixa de areia e condições consideradas “de paraíso”.
Entre os comentários, surge também a reflexão sobre a ocupação humana junto à orla costeira e a velha máxima popular:
“O que é do mar, o mar um dia vem buscar.”
Este episódio volta a evidenciar a vulnerabilidade do litoral vareiro à erosão costeira, fenómeno que tende a intensificar-se com tempestades, ondulações fortes e subida do nível médio do mar.
Com atenções centradas no Furadouro onde as obras parece nada terem adiantado, agora há o perigo de Maceda, onde um aterro sanitário se encontra a poucos metros da rebentação e de uma catástrofe ambiental.
https://www.ovarnews.pt/maceda-mar-engoliu-a-praia-e-aproxima-se-do-aterro-sanitario/
Sem comentários:
Enviar um comentário