Museu da Imprensa expõe
"D. Quixote na Imprensa Portuguesa"
As dezenas de publicações periódicas, revistas e livros, que integram esta mostra, "patenteiam o reflexo 'cervantino` na vida social e literária portuguesa, fruto de conferências, críticas e exposições eruditas, mas também de abordagens mais populares, designadamente através da imprensa humorística", refere o museu em comunicado.
Estará exposta uma litografia do Supplemento Burlesco do Patriota, de 1848, uma das mais antigas caricaturas referentes a D.Quixote na imprensa portuguesa, assim como caricaturas do "cavaleiro andante" feitas por Sebastião Sanhudo, Bordallo Pinheiro e Silva e Silva.
Paralelamente ao impacto de D. Quixote na imprensa portuguesa, o museu apresenta a famosa edição da Lello, de 1930, do "Dom Quixote de la Mancha", com desenhos de Gustavo Doré.
Durante a mostra, os visitantes poderão imprimir manualmente numa das relíquias tipográficas do museu um desenho da rainha D.
Amélia sobre D. Quixote, baseado numa gravura publicada no Diário de Notícias em 1905.
A exposição ficará patente até 28 de Fevereiro de 2006, na Sala Rodrigo Álvares, no horário habitual do museu, todos os dias das 15:00 às 20:00.
Sem comentários:
Enviar um comentário