sábado, outubro 07, 2006

Segundo a «TIME»
Fidel Castro sofre de cancro
em fase terminal


O Presidente cubano, Fidel Castro, sofre de um cancro em fase terminal e não vai voltar a dirigir o país, noticiou hoje a revista norte-americana Time, na sua edição 'on-line', citando fontes governament ais dos Estados Unidos.
"Ouvimos dizer isso, claro, que ele tem cancro em fase terminal", disse um responsável do governo norte-americano à Time, pedindo anonimato.
Em Julho, Fidel Castro transferiu as suas competências para o irmão, Raul Castro, depois de ter sido anunciado que seria submetido a uma cirurgia na se quência de uma hemorragia intestinal. Desde então, Castro tem estado afastado, e mbora os dirigentes cubanos, incluindo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Felipe Pérez Roque, afirmem que ele vai regressar à presidência.
Segundo aquele responsável norte-americano, escreve a revista, "muitos membros do governo dos Estados Unidos estão convencidos de que Castro, agora com 80 anos, tem um cancro em fase terminal e não vai voltar ao poder".
Um outro responsável ouvido pela Time advertiu que a informação "pode s er falsa" e que será praticamente impossível, aos Estados Unidos, conseguirem prová-la.
Para esta fonte, no entanto, o afastamento de Fidel Castro de cena algum tempo antes da sua morte "pode sugerir" que os seus sucessores querem testar a reacção do povo cubano à ausência do líder, no poder desde 1959.
"Têm de ver como é que as pessoas reagem e puderam perceber como é que as coisas se podem passar sem ele a funcionar numa base diária", disse um responsável norte-americano.
Fidel Castro não aparece na televisão nem na imprensa cubana há três se manas, desde a Cimeira dos Não-alinhados, que se realizou entre 15 e 17 de Setembro em Havana e na qual o anfitrião foi Raul Castro.

Sem comentários: