sexta-feira, outubro 27, 2006

Basquetebol:
Liga - Um campeonato emagrecido
com a Ovarense à cabeça


O campeonato da Liga portuguesa de basquetebol arranca este fim-de-semana com um figurino emagrecido compulsivamente a nove clubes, após a desistência da Oliveirense, e um claro favorito à cabeça, a campeã Ovarense.
Cerca de um mês depois da histórica qualificação de Portugal para o Europeu de 2007, na casa da campeã mundial Espanha, o campeonato interno arranca sob o espectro da crise, que forçou a Liga de Clubes de Basquetebol (LCB) a reformular os moldes inicialmente delineados.
Em finais de Agosto era apresentada a nova temporada de basquetebol, numa altura em que Queluz e Oliveirense não tinham ainda apresentado as garantias necessárias à participação no campeonato profissional.
O clube da Linha de Sintra, campeão há duas épocas, desbloqueou o impasse e entregou a gestão da equipa profissional ao Núcleo de Basquetebol Queluz/Sintra Património Mundial, um grupo que irá gerir transitoriamente a formação até à criação de uma SAD.
O formato de competição em duas conferências (Norte e Sul), com cinco equipas cada, ficou, porém, comprometido com a desistência da Oliveirense, que suspendeu o projecto profissional depois de não ter conseguido reunir o suporte financeiro exigido, justificando-se, na altura, pela falta de visibilidade do campeonato e o alegado desinteresse de potenciais investidores.
Com apenas nove clubes, a LCB abdicou dos moldes iniciais e reformulou a competição, que será disputada a quatro voltas para definir os oito apurados aos "play-off", cuja final passará a ser disputada pela primeira vez à melhor de sete jogos.
Em termos de calendário, o figurino reformulado apresenta 36 jornadas na fase regular e acrescenta mais uma semana ao inicialmente previsto (o último jogo disputa-se, se necessário, a 26 de Maio).
Contrariando a tendência de crise, que originou o fim de três projectos, Oliveirense, Aveiro Basket e Santarém Basket, a LCB, pela voz do futuro presidente, Paulo Mamede, apresenta-se esta temporada com as finanças estabilizadas, depois de alguns anos de dificuldades.
Paulo Mamede, membro da actual Comissão Directiva da LCB, presidida ainda por José Castel-Branco, será o único candidato às próximas eleições do organismo, marcadas para 03 de Novembro, depois da desistência de Rui Valente, que abandonou a corrida por falta de apoios mas que deverá manter-se na presidência da Comissão de Arbitragem no novo elenco.
No plano desportivo, a Ovarense já começou a apresentar argumentos, e resultados, que justificam a condição de maior favorita a novo título. A perspectiva de um bicampeonato, inédito em Ovar, promete ser contrariado pela dupla apontada como principal adversária dos vareiros, formada por Benfica e FC Porto.
E foram precisamente estes dois clubes que discutiram, sem sucesso, os dois primeiros troféus da temporada com a Ovarense. Os "encarnados", apostados em recuperar a glória da década de 90, foram derrotados na final do Torneio dos Campeões (69-57), enquanto os portistas perderam a Supertaça (81-77).
Para reforçar o estatuto de favorita, a Ovarense recrutou os internacionais portugueses Élvis Évora e Miguel Miranda e os norte- americanos Gregory Stempin, Shawn Jackson e Henry Cordell. Estes dois últimos já começaram a capitalizar o investimento, depois de terem sido as principais figuras nas finais dos dois primeiros troféus.

Depois de uma época que prometia outros voos mas que acabou comprometida com a instabilidade na composição do plantel, o Benfica aposta no regresso à mística dos anos 90. Para isso, recrutou para o comando técnico a "velha glória" Henrique Viana, campeão pela Ovarense, e libertou Carlos Lisboa para as funções exclusivas de director-desportivo.
Para liderar a equipa técnica, o FC Porto também assegurou o regresso de um "homem da casa", Alberto Babo, que há dois anos conduziu o Queluz ao título nacional e que agora assume a ambição de contrariar o favoritismo da Ovarense e jogar para "ganhar tudo".
Um pouco à imagem do Benfica, também o FC Porto recuperou outro dos símbolos do passado recente do clube, mas este ainda no activo. Nuno Marçal deixou os espanhóis do Huelva para oferecer experiência a um plantel delineado com a política de privilégio aos jogadores portugueses.
Surpreendente vice-campeão na época transacta, o Ginásio parte para o novo campeonato com um grande "ponto de interrogação", pois o heróico plantel de 2005/2006 foi desmembrado e os responsáveis da Figueira da Foz foram obrigados a reformular novo "exército" com as inerentes restrições orçamentais.
Com o fim da equipa profissional da Oliveirense, Carlos Seixas tornou-se num dos mais "ilustres" desempregados do defeso, mas o veterano jogador, de 34 anos, arranjou rapidamente destino e é agora a grande figura de uma equipa que será orientada este ano por André Martins, recrutado à Física de Torres Vedras.
O Barreirense, que tem honras de receber no sábado a campeã Ovarense, apresenta-se com umas das mais jovens formações do campeonato, constituída com 11 jogadores oriundos dos escalões de formação e orientada por António Paulo, que chegou agora à equipa principal depois de quase 20 anos na formação.
O Belenenses também aposta numa "espinha dorsal" portuguesa, formada por Mário Jorge, Paulo Simão, Diogo Carreira e o jovem Nuno Monteiro, que o clube do Restelo quer mostrar como o mais recente resultado na aposta da formação.
CAB Madeira e Lusitânia serão as duas equipas com maiores razões de queixa da reformulação do campeonato. Se os representantes continentais são quase unânimes em saudar um calendário que oferece a rodagem de dois jogos por semana, madeirenses e açorianos sofrerão o desgaste adicional das viagens.

Primeira jornada
- Sábado, 28 Out:
Benfica - Ginásio, 15:30
Barreirense - Ovarense, 17:15
Lusitânia - Belenenses, 22:00 (21:00 locais)
- Domingo, 29 Out:
CAB Madeira - Queluz Sintra, 15:30
Folga: FC Porto

Sem comentários: