segunda-feira, outubro 30, 2006

Alterações climáticas
Custos vão ser superiores
aos de duas guerras mundiais


O aquecimento global pode custar 5,5 biliões de euros à economia global se não forem tomadas medidas radicais nos próximos dez anos, um custo comparável ao de duas guerras mundiais, alerta um relatório britânico hoje divulgado.
O estudo da autoria de Nicholas Stern, um ex-responsável do Banco Mundial, prevê ainda que o número de refugiados, vítimas de secas ou inundações se eleve a 200 milhões de pessoas, refere o "The Observer" que publica hoje excertos do relatório.
O documento de 700 páginas foi encomendado há um ano pelo Ministério britânico da Economia e prevê que as alterações climáticas possam provocar uma recessão à escala mundial.
Segundo o "The Observer", os custos poderão ser superiores a 5,5 biliões de euros caso não sejam tomadas medidas, mais do que custaram as duas guerras mundiais ou a grande Depressão de 1929, tornando grandes zonas do planeta inabitáveis.
Mesmo que a poluição acabasse agora, acrescenta o jornal, os gases com efeito de estufa continuariam a aquecer o clima durante mais de trinta anos com o nível dos mares a continuar a subir durante mais um século.
Na apresentação do relatório, o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, considerou que as alterações climáticas poderão custar ao entre cinco e 20 por cento do Produto Interno Bruto mundial, todos os anos.

Sem comentários: