segunda-feira, outubro 30, 2006

Meteorologia
Alterações da atmosfera provocaram
dias quentes e chuvosos de Outubro


O especialista em alterações climáticas Filipe Duarte Santos culpou hoje o dióxido de carbono pelos últimos dias de calor e de chuva intensa registados em Portugal, alertando para a maior frequência destes fenómenos no futuro.
"Estamos a mudar a composição da atmosfera, ao emitir mais gases com efeitos de estufa, especialmente dióxido de carbono. Se esta tendência continuar, e tudo indica que sim, vão ser cada vez mais prováveis ondas de calor, com valores de temperatura acima do usual", explicou o especialista, em declarações à agência Lusa.
Nos últimos 30 anos a temperatura aumentou em Portugal entre 1,2 a 1,5 graus centígrados, o que traduz uma aumento de 0,4 ou 0,5 graus por década.
"Em termos globais o aumento da temperatura é menor, do que o de países como Portugal, e outros do interior da Europa e do mediterrânico. Em termos globais o aumento da temperatura é de 0,2 graus por década", explicou.
Em termos de precipitação, as alterações climáticas estão a provocar uma maior frequência de fenómenos extremos, como a seca e fortes chuvas em curtos espaços de tempo, que podem provocar inundações como as registadas em Tomar ou Leiria na semana passada.
"São estas alterações da atmosfera que explicam fenómenos de chuva como os que se passaram há dias no país", afirmou Filipe Duarte Santos.
A concentração de gás com efeito de estufa, especialmente de dióxido de carbono, aumentou cerca de 30 por cento desde a revolução industrial (1750).
"Não se pode dizer que o efeito das alterações da atmosfera são directos sobre o clima, mas em termos estatísticos isso constata- se", ressalvou o especialista.
Os valores das temperaturas mínimas e máximas registadas no Porto e em Lisboa desde o fim-de-semana têm sido muito superiores aos valores médios, num caso quase 10 graus, segundo fonte do Instituto de Meteorologia (IM).
O Porto alcançou durante a noite passada a temperatura mínima mais elevada do mês, 19,1 graus, ou seja 9,5 graus acima da temperatura mínima normal para a época.
Ainda no Porto, a temperatura máxima do mês foi registada sábado, com 2 9,8 graus, 9,4 graus superior à média.
Em Lisboa, a temperatura mínima mais elevada deste mês foi também registada na noite de domingo para hoje, com 19,8 graus, 6,5 graus acima do normal.
Quanto à máxima, deu-se no sábado com 26,5 graus, 5,6 graus acima da média.

Sem comentários: