domingo, outubro 29, 2006

Ovarense defende título
em época de regressos


Nos bancos, Luís Magalhães regressa ao comando técnico da campeã nacional Ovarense; Henrique Vieira, técnico campeão, volta a um Benfica no qual fez nome como jogador; Alberto Babo retorna ao seu FC Porto de sempre, depois da afirmação de independência no Queluz; entre os jogadores, Nuno Marçal pôs fim às aventuras espanholas para regressar à casa portista em que se formou. A Liga Portuguesa de Basquetebol 2006/2007 arranca hoje sob um traço revivalista, com Ovarense (campeão em título), Benfica e FC Porto a partirem na linha da frente para o ataque ao título nacional.

Esta época não se livra da instabilidade emocional que tem sido imagem de marca do basquetebol profissional português nos últimos anos - a crise fez mais uma vítima, a histórica Oliveirense, o Queluz esteve quase a desaparecer também, o calendário teve de ser reformulado, o campeonato arranca coxo (nove equipas), encontrar candidatos à presidência da Liga foi um processo difícil e conturbado (o actual director executivo Paulo Mamede perfila-se nesta altura como candida- to único às eleições de dia 3, depois da desistência do ex-árbitro Rui Valente).

Mas é também uma época que recebeu um raro impulso de motivação: a histórica qualificação da selecção portuguesa para o Europeu da modalidade, em 2007. Um feito que parece traduzir uma maior abertura à afirmação dos jogadores portugueses nesta liga de basquetebol. Exemplos: na campeã Ovarense, Luís Magalhães apostou em Miguel Miranda e reabilitou jogadores como Rui Mota e Élvis Évora; a reconstrução do Benfica de Henrique Vieira não dispensou nomes fortes da selecção, como Miguel Minhava e Carlos Miranda; no seu retorno ao FC Porto, Alberto Babo indicou Jorge Coelho como reforço e fez regressar Nuno Marçal.

A pré-época serviu para reforçar o favoritismo atribuído à Ovarense, que venceu já os dois primeiros troféus em disputa: derrotou o Benfica (69-57) na final do Torneio dos Campeões e bateu o FC Porto (81-77) na Supertaça.(«DN»)

Sem comentários: