domingo, outubro 08, 2006

I Encontro Fórum O Mundo da Corrida Runporto.com
Um Poema

Cheguei a Ovar já tarde e procurei-a
(Pois foi p'raqui que ela tinha fugido)
Vi-a feliz, na Ria, de boleia
Na grande embarcação do Margarido.
Aproximei-me um pouco. Então chamei-a:
-Calíope, minha amiga, estou perdido!
Sem ti já nada valem os meus versos
Vadios, sem graça, soltos e dispersos.

-Quem é que está aí, atrás do arbusto
Implorando o favor dos meus poderes?
Ah és tu!? - disse ela - grande susto!
Então já não tens mão no que escreveres?
Está bem... vá lá, p'ra não parecer injusto
Abandonar teu estro, os teus saberes,
Dou-te apenas, um sopro e um clarão
Mas terá de ser tua a inspiração.

-Obrigadinho, amiga, pela graça
De me deixares entregue ao que eu puder
Mas não te esqueças que eu, por mais que faça
Deixarei muito mais para fazer;
Porque sem ti, meu fogo é só fumaça
'Inda que tenha muito p'ra dizer
Não sei se o engenho me dará retorno
Que é muita esta tremenda dor de corno.


Contentes vão milhares de caminheiros
P'las estradas de Ovar, em exercício!
Ninguém se preocupa com os primeiros
Que o importante é andar sem sacrifício.
E assim, num dos dias mais soalheiros
Vão à conquista do saudável "vício"
De retirar prazer do esforço humano
Dando ao sedentarismo um forte abano.

Ao lado, embora menos, mais velozes,
Outros passam por eles, ofegando,
E com o incentivo dessas vozes
Um novo alento e força vão ganhando.
Com máscaras esforço (reles poses
Para quem tanta imagem vai captando)
Mas sabem que no final, o que é preciso
É chegarem, também, com um sorriso.

E das gentes de Ovar, o que dizer
Se não só maravilhas e louvores?
É que mesmo quem não esteve a correr
Veio prestar à corrida bons favores;
Simpática postura soube ter
À passagem de tantos corredores
Numa Organização sublime e exemplar
A que ninguém resiste lá voltar!



AFIS -OVAR - Mais do que dar-vos os PARABÉNS por um trabalho de qualidade superior, é muito importante para mim, agradecer-vos esta excelente jornada em prol da Corrida.
Bem hajam e um grande abraço.

Fernando Andrade*
* Organizador da Meia-Maratona de S. João das Lampas

Sem comentários: