quarta-feira, outubro 04, 2006

Matemática Atractiva

Há quem fuja da Matemática como se de um "bicho-papão" se tratasse. E há quem a inclua e a descubra em todas as pequenas coisas do dia-a-dia. No fundo, ela está lá. A Atractor ajuda-nos a encontrá-la, a percebê-la e, sobretudo, a gostar dela.

Atractor é a abreviatura do nome de uma associação privada, sem fins lucrativos: a Associação Atractor - Centro Ciência Viva de Ovar. Constituída em 1999, tinha como finalidade principal desenvolver um Centro Interactivo dedicado à Matemática que está, ainda, em fase de projecto. No fundo, o objectivo desta associação é atrair toda a gente para esta disciplina que, muitas vezes, é tão incompreendida. Não há distinção entre miúdos e graúdos, entendidos e leigos, alunos e professores. Nos espaços desenvolvidos pela Atractor, a Matemática é para ser compreendida por todos. Para isso, a Associação desenvolveu um site e tem duas grandes exposições abertas ao público.

No site, em http://www.atractor.pt , é possível encontrar trabalhos e explicações sobre os mais diversos temas. Desde Curvatura e Torção a Nós de Bangor, passando por Algarismos de Controlo, Simetria, Poliedros, Geometria Convexa, entre muitos outros. Para quem fica assustado com exemplos aparentemente mais complexos, tranquilize-se. Até para um leigo é possível compreender a grande maioria destas explicações através de gráficos, demonstrações, puzzles, jogos e, sobretudo, exemplos do quotidiano. E se lhe disserem que ao ver as horas no relógio está a aplicar uma forma de Aritmética Modular? Ou que a trajectória do seu automóvel pode ser um exemplo de uma Curva Plana?

Tal como explica Arala Chaves, professor de Matemática reformado e presidente da Direcção da Atractor, "a Matemática está presente em muitas pequenas coisas do dia-a-dia. Por exemplo, os frisos numa cozinha ou casa-de-banho fazem simetria com o espelho. Há sete tipos diferentes de simetrias. Podem encontrar-se também nos tapetes de Arraiolos, numa igreja ou em muitos outros sítios".

É também com este tema - "Simetrias e Jogos de Espelhos" - que uma das exposições tem feito sucesso. Por ser itinerante, "já foi de norte a sul do país". Através de jogos de cor e formas geométricas, os visitantes aprendem Matemática, mesmo sem saber que estão a fazê-lo: "Esta exposição tem sido vista por pessoas sem preparação para a Matemática, que dizem que acham aquilo tudo muito bonito e gostam muito e, no final, perguntam o que é que aquilo tem a ver com a Matemática", explica Arala Chaves.

De pedra e cal está a outra exposição situada no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa. A "Matemática Viva" começou em 2000 para assinalar o Ano Mundial da Matemática. "Já passaram seis anos e ainda lá está", refere o presidente da Atractor, visivelmente orgulhoso.

Para além destas iniciativas, a Atractor também faz parte de um projecto europeu em conjunto com seis instituições da Itália, Reino Unido e Alemanha e está a desenvolver um DVD sobre simetrias. Mais uma vez, a aposta na simplicidade: "Tenho um neto com nove anos que brinca com o DVD" - conta o ex-professor de Matemática - "Ele pode não perceber algumas coisas, mas percebe a parte lúdica".

Para Arala Chaves, é importante compreender a disciplina desde cedo para que mais tarde a tarefa não saia dificultada: "Ainda há pouco tempo os alunos podiam passar de ano e deixavam a Matemática para trás. E depois era muito difícil recuperar. Estávamos a privá-los de aprender". Face a esta pequena crítica que faz ao sistema de ensino português, este professor de Matemática reformado refere que a Atractor "foge ao esquema de ensino" porque tem como objectivo "atrair as pessoas para a Matemática de outras formas". E tanto tem atraído, que as exposições mantêm-se ano após ano e, pelo menos, segundo Arala Chaves, da Atractor, os jovens não fogem: "Tenho aqui um grupo de jovens a trabalhar e nenhum fugiu à Matemática".(«Educare»)

PS: Recorde-se que a Atractor pretende instalar em Ovar um Centro de Ciência Viva. Inicialmente previsto para nascer no Lugar da Ribeira de Ovar, este projecto está agora posto de parte, surgindo a Zona Industrial como forte possibilidade.
Alvo de interesse manifestado publicamente por autarquia e Ministério da Ciência e Tecnologia, a ideia do vareiro Arala Chaves não deverá concretizar-se a breve trecho, dada a
política de prioridades adoptada pelo Município por causa da contenção financeira.

Sem comentários: