terça-feira, julho 04, 2006

O «Ovarvídeo» que aponha aqui o olho...
Actriz de "Emmanuele" orienta
"workshop" no Festival Avanca'06


A actriz Sylvia Kristel, que interpretou nos anos 70 a célebre personagem do cinema erótico europeu "Emmanuelle", vai orientar um dos "workshops" do festival "AVANCA'06", anunciou Cine- Clube desta localidade.
A décima edição do "AVANCA'06, Encontro Internacional de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia" vai decorrer na vila de Avanca, concelho de Estarreja, entre 26 e 30 de Julho, reunindo filmes inéditos em Portugal vindos de mais de 60 países.
No âmbito do festival, vão realizar-se vários "workshops" internacionais de Verão, reunindo centenas de jovens estudantes de audiovisuais e profissionais de todo o país e do estrangeiro.
Sylvia Kristel irá orientar um "workshop" intitulado "Cinema e pintura - um espaço para protagonistas", onde a prática do cinema e da pintura como artes contam histórias de protagonistas.
O seu último filme, "Topor et moi", é o ponto de partida de todo o trabalho criativo previsto.
Kristel, celebrizada no papel de "Emmanuelle", viu o seu êxito rapidamente estender-se à escala global, num dos raros momentos em que o cinema europeu ocupou lugar cimeiro na exibição cinematográfica.
A actriz protagonizou e participou ainda em mais de meia centena de filmes, incluindo "Alice", de Claude Chabrol, no qual tem uma das suas melhores interpretações.
Nos últimos anos, tem participado sobretudo em produções holandesas, nomeadamente com Dorna van Rouveroy e Ruud Den Dryver, produtor da sua primeira incursão na realização.
A pintura acompanhou-a desde Paris, onde Roland Topor lhe deu aulas de pintura e em parte inspirou o seu filme "Topor et moi".
Sendo este o seu primeiro filme como realizadora, "Topor et moi" é, sobretudo, uma obra que junta a pintura e o cinema para recriar a memória da cena artística de Paris, no início da sua carreira.
Hugo Claus, W.F.Hermans e outros ganham vida na pintura de Sylvia Kristel e depois no seu filme e na animação.

Sem comentários: