quarta-feira, julho 19, 2006


Ovarense Aerosoles
contraria tendência


A época dos saldos já abriu, mas no que ao basquetebol diz respeito ainda falta muito para começar. É que o dinheiro não abunda e os bolsos dos clubes da Liga não andam propriamente cheios. Assim, é num cenário de recessão que decorre a preparação para a próxima temporada. Euros ou falta deles já fizeram pelo menos uma vítima, no caso o Santarém, que num cenário de crime digno da série CSI foi “apunhalado” pelas costas, já que, na ténue e controversa linha que separa os orçamentos dos clubes dos financiamentos camarários, a edilidade escalabitana resolveu de uma vez por toda fechar a torneira.
Mas o Santarém não é o único nesta situação, uma vez, que em Aveiro a situação é idêntica e pode ter o mesmo desfecho. Com contornos diferentes, para as bandas de Oliveira de Azeméis a situação também não está fácil, contudo, a crise directiva está já ultrapassada e a luz ao fundo do túnel da incerteza da Oliveirense parece estar a aparecer.
Quanto aos outros clubes, tirando duas devidas excepções, estão quase todos em “banho maria”. Em lume brando e à espera dos saldos, já que lá para os finais de Agosto é que começam a aparecer as verdadeiras “pechinchas” no mercado dos jogadores (especialmente os estrangeiros). Mas nesta pirâmide de separação de classes em que há os ricos, os responsáveis, os aventureiros e os remediados, no topo estão duas equipas que fogem á regra do “conta tostões”: o Benfica e a Ovarense. Na realidade são estes dois clubes que ainda conseguem mexer e animar um pouco este defeso, desde logo, porque até á data já contrataram nove jogadores, cinco os encarnados e quatro os vareiros.
Em situação bem diferente está o FC Porto, que tal como a época passada assume o rigor financeiro como bitola para não entrar em euforias a que não pode dar respostas. Mas mais do que escrever sobre os clubes, o quadro ao lado dá uma ideia da situação actual, no que se refere ao plantel, de cada emblema da Liga, que este ano poderá ver reduzido o número de clubes participantes para dez.(«Infordesporto»)

Sem comentários: