segunda-feira, agosto 30, 2004

Esmoriz
Multidão assiste à tradicional benção do mar

Milhares de pessoas assistiram, ontem à tarde, em Esmoriz, no concelho de Ovar, à bênção do mar da tradicional festa em Honra do Senhor dos Aflitos e Senhora da Boa Viagem que terminam hoje naquela cidade piscatória. Em frente ao mar, em cima das rochas que defendem a costa, milhares de pessoas «acotovelavam-se» para assistir à procissão que iria parar em frente às águas calmas do Atlântico, onde três traineiras e várias pequenas embarcações de arte xávega, entre outras, aguardavam pela bênção do padre Campos.

nome da imagem
Depois de o pároco ter pedido a bênção dos santos protectores para o mar "que não é só dos pescadores mas de todos os que ganham a vida nele e dos que nele se banham", a procissão com 19 andores levando imagens de todos os santos da devoção das gentes do mar seguiu até à capela, onde o espaço se tornou exíguo para tantos curiosos.
«Esta festa, a exemplo de outras similares que se realizam tradicionalmente na época balnear, tem uma grande carga emotiva para os pescadores, muito devotos aos seus santos», segundo António Gomes, um ex-pescador e presidente da Comissão de Festas.(«Comércio»)

Sem comentários: