quarta-feira, junho 06, 2007

Sabia que...
Havia uma via romana
até à região de Ovar?


O traçado hipotético de uma via secundária, partia do Porto seguiria pelo litoral, junto aos castros da Madalena e Ovil, até à zona de Ovar, de onde flectia para o interior até entroncar na Via XVI.

Sta. Marinha (do cais de Gaia ascendia até ao Candal ou Coimbrões ou derivava da Porto-Lisboa pelo lugar do Marco, Barrosa)
Coimbrões, Sta. Marinha (Igreja e Monte de Sta. Bárbara; talvez pela Rua Sr. de Matosinhos, cortada pela AE1, continua na Rua Velha dos Lagos)
Madalena (Largo da Oliveiras, onde está um marco divisório entre freguesias; talvez pelo sopé do Castro do Cerro/Coteiro do Castro/da Madalena, ao lado da Rua do Castro)
Valadares ( necrópole romana do Monte Sameiro; na foz da rib. de Valverde/do Paço, em Tartomil, Praia de Valadares, foi encontrado uma pedra epigráfica, possível fragmento de miliário, hoje no Solar dos Condes de Resende em Canelas; se não foi deslocado, pode indiciar uma rota mais a poente; esta rota atravessa a EN109 da Rua Nova do Paço para a Rua do Paço, passa junto à Casa do Paço)
Chamorra, Vilar do Paraíso (sobe pela Rua do Rio do Paço, Rua da Chamorra, Rua Salvador Brandão/EN15)
Gulpilhares (sai da EN15 pela Rua do Pereirinho, junto ao cemitério, Rua Nuno Álvares, atravessando a Rib. de Canelas, Rua João Ovarense até à destruída necrópole do Alto da Vela onde apareceu a coluna de mármore rosa que hoje serve de base ao Cristo do Padrão em Pedroso; segue em frente por caminho de terra até chegar à Rua de Enxomil e Rua do Vale)
Arcozelo (continua ladeando a igreja e cemitério de Arcozelo até Sá onde segue pela Rua das Lavouras, Rua da Pedra Alva, volta à EN15 e logo à dir. no acesso à A29 onde segue à esq. pela Rua da Carreira Velha)
Brito, S. Félix da Marinha (atravessa a A29 na passagem para peões e continua pela mesma Rua da Carreira Velha, Rua dos Ligustres, Rua da Calçada Romana até ao tanque da rib. da Granja; daqui seguia em frente, hoje obstruída por mato, reaparecendo na Rua Velha da Calçada Romana)
Travessia da rib. do Mocho (hoje tem que contornar pela Ponte da Anta)
Lugar de Espinho, S. Félix da Marinha (Villa Spino, sob a Capela de S. Tomé integrada numa casa rural)
Anta, Espinho (por Tabuaça)
Silvalde (há uma lenda sobre uma ponte romana sobre a rib. de Silvalde)
Paramos (atravessa a rib. do Rio Maior e segue por detrás da Capela da Guia no sopé do Castro de Ovil)
Esmoriz
Cortegaça
Maceda
Arada
Daqui talvez desviasse de Ovar para o interior contornando a ria de Aveiro em direcção a Cucujães onde entronca na Via XVI

Porto(CALE) - Valongo - Penafiel - Marco de Canaveses - Freixo(TONGOBRIGA)
Vias Romanas»)

Sem comentários: