quinta-feira, junho 21, 2007

Rio (Rua) Pereira Jusã
(Válega por água abaixo…)


Do nosso leitor Carlos Camoesas recebemos o seguinte texto:

Hoje saí de casa por volta das 14H15, pensei que finalmente quem de direito, já tinha
pavimentado a minha rua, as crateras usuais já lá não estavam, quero eu dizer, estar até estavam só que agora não eram visíveis.
Hoje tinha um “tapete” novo só que não era a obra que nos fora prometida, aquando da
visita do senhor presidente da Câmara Municipal de Ovar, Manuel Alves de Oliveira, no dia 23 de Janeiro, na sua visita “descentralizada à freguesia de Válega”. Nessa data, de entre todas as obras necessárias em Válega, o arranjo da Rua Pereira (tal como consta no site oficial da edilidade) aparece em primeiro lugar e fazendo parte das GOP’s, como “grandes prioridades para 2007”. Pois bem, 2007 já vai a meio e … ainda bem que as aulas estão no seu final e as crianças assim não terão de voltar a faltar, como é costume em dias semelhantes (no Inverno são muitos).
Uma das diferenças entre viver no centro da cidade de Ovar e sobreviver esquecido numa Vila da periferia. Vivemos assim como se pode observar, até já temos água “da companhia” e TV cabo, telefone há muito tempo e se correr bem, daqui a algumas décadas até teremos saneamento público!
Vejamos o aspecto positivo olhando para as fotos da água que tapa as crateras. Muita
gente que pode, gasta fortunas para visitar Veneza e a minha rua é tão linda… Só falta aqui um empreendimento de grande porte, com alguma sorte nossa, até poderiam (assim de repente num abrir e fechar de olhos) construir uma estrada nova sem projecto ou licenciamento. Claro que nós não nos oporíamos porque seria em nosso benefício. Temos conhecimento que há vários anos, estaria a ser projectada algures num gabinete em Aveiro, a nova Rua Pereira Jusã (actualmente Rua Vila Pereira Jusã) e claro que, como o projecto não está pronto, teremos de esperar, nadar e fazer “todo-terreno”!
Sim, eu sei que os “monumentos” históricos são propriedade privada e intocáveis (serão?) mas a via pública acho que o é mesmo, pública, e o que é público é de todos nós, do Estado para o qual eu pago impostos, uns directos e outros para o município de Ovar.
Gosto de morar aqui em Válega , no “Centro histórico de Pereira Jusã”, perto da Casa da Câmara, da Cadeia, da Capela e do Pelourinho que testemunham o Concelho de Pereira
Jusã, ao qual foi atribuído foral em 1514 pelo Rei D. Manuel I».

Texto e fotos de
Carlos Camoesas, 16/06/2007

Sem comentários: