sexta-feira, junho 15, 2007

A quem incomoda a discussão à volta das Rádios??

«... Tipo presente»



A polémica do Cartaz afinal não tinha nada a ver com o cartaz que está muito bem feito e cumpre o objectivo para que foi criado e que é nobre, porque pretende chamar a atenção para o estado em que se encontra o Skate Park de Ovar.
Acontece, porém, que daqui nasceu uma polémica à volta dos logotipos nele inseridos que depressa descambou para a «guerra» que há muito vem tomando conta não das duas rádios sediadas no concelho de Ovar (Antena Vareira e Esmoriz), mas entre a AVFM e a SFM.
Todos sabem - e se não sabem, ficam a saber - que tenho um passado ligado à Rádio Antena Vareira, ainda do tempo do «boom» das rádios piratas em Portugal. Quando a rádio de Ovar se chamava «Atlântico», em que o seu grande dinamizador era o senhor Eduardo Pereira que chegou a ter os estúdios instalados nuns anexos do seu quintal, no Torrão do Lameiro. Abria-se o microfone e ouvia-se os bichos da capoeira a cantar. Do tempo do grande benemérito da Antena Vareira, Valente Compadre, entretanto e infelizmente, desaparecido.
Portanto, é normal que tenha uma ligação - até afectiva - com a Rádio de Ovar. Quem me conhece sabe que é verdade. Já lá fui injustiçado, já lá fui acarinhado. Enfim, é normal.
Apesar de tudo, sempre estive disponível, até para o pretenso anterior projecto, da anterior direcção. Tal chegou a ser alvitrado, mas nunca se concretizou. Tudo bem na mesma. Continuei a nutrir a mesma amizade que sempre tive por essas pessoas. Admiro mesmo o seu trabalho, a força das suas convicções. Derrotados nas eleições em Assembleia Geral, preferiram ir embora. Que eu saiba ninguém as mandou. Foram porque quiseram. Que eu saiba, pois não estive presente, mas tive oportunidade de confirmar tal versão dos acontecimentos junto dos próprios.
A actual direcção, depois de eleita, convidou-me para integrar o projecto com uma rubrica e um programa na AVFM. Aceitei. Faço-o por gosto pessoal e por carolice, tal como faço neste blog todos os dias. Porque gosto das coisas da minha terra e das pessoas que lá estão, não nego.
No entanto, tal como é facilmente constatável, tentei que essa minha ligação afectiva não afectasse a moderação dos comentários sobre um tema, cuja discussão pensei que pudesse ser útil. Não foi fácil. Se virem bem, os comentários em defesa de uma e outra estão equilibrados. Não que nada a isso me obrigasse. Às vezes esquecem-se que isto é um Blog...
Sem falsas modéstias, continuei a achar que podia haver um contributo. Enganei-me, pelos vistos.
Não só porque, salvo honrosas excepções, se falou pouco do que realmente interessa, mas também porque a partir de dada altura, passei a ser eu o alvo da ira de algumas pessoas sem escrúpulos sem que nada o justificasse. Depois de abrir um espaço para que pudesse haver uma discussão construtiva e saudável, não só não vi isso acontecer, apesar dos apelos que fiz, como passei a ser alvo de ameaças à minha integridade física, pessoal e profissional. Até familiar. É grave. Muito grave até. Através de comentários que não aprovei, ameaçaram-me. É claro que não permitirei que gente mesquinha e espíritos de baixa formação escrevam no meu Blog.
Mas isto porquê? A quem é que a participação à volta de um tema que a todos diz respeito, incomoda tanto? A quem interessa manter este tema como tabú, esquecido na amálgama do tempo? Sinceramente, não sei, mas devo dizer a essas pessoas, por fim, que não tenho medo delas porque tenho a minha consciência tranquila. Poderão elas dizer o mesmo?

PS: Por favor, respeitem quem trabalha e ganha o seu sustento nas rádios em questão.