sábado, junho 16, 2007

Yuri Felshtinsky no lançamento de Terror na Rússia
Livro de Litvinenko é apresentado na FNAC Norteshopping


Yuri Felshtinsky vai estar em Portugal para apresentar Terror na Rússia, livro que escreveu com Alexander Litvinenko, o ex-espião do KGB envenenado com polónio-210, e que a Ideias de Ler publica. Os lançamentos e respectivas conferências de imprensa têm lugar a 28 de Junho, na FNAC Colombo (Lisboa), e a 29, na FNAC Norteshopping (Porto), em ambos os casos às 19:30.
Felshtinsky é um académico de 50 anos que ajudou Litvinenko a fugir para o estrangeiro e que manteve com ele uma relação de grande proximidade. Falaram pela última vez a 8 de Novembro de 2006, quinze dias antes da morte de Litvinenko num hospital de Londres. Sobre esse momento, Felshtinsky escreveu: «Disse-me que
perdera cerca de 15 quilos e que o seu corpo rejeitava quaisquer alimentos ou líquidos (...) Alexander acreditava ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato».
Acusações e revelações de Litvinenko Da autoria do próprio Alexander Litvinenko e de Yuri Felshtinsky, Terror na Rússia foi banido pelo Kremlin. O livro apresenta acusações ao Governo de Putin, corroboradas por documentos oficiais.
Um dos temas centrais da obra, aparte a fuga do espião do seu país de origem para o estrangeiro, é a transmutação do KGB até ao actual FSB. Os autores sustentam a ideia de que os antigos serviços secretos russos se transformaram numa rede de vários organismos concebidos para o branqueamento de crimes. O objectivo seria a manutenção da alegada autoridade corrupta no seio do governo russo.
Esta edição é uma versão mais completa e definitiva do original, Blowing up Russia, publicado nos Estados Unidos. Terror na Rússia – Revelações de um ex-espião do KGB apresenta documentos, transcrições de conversas, de entrevistas e de conferências de imprensa. Na opinião dos autores, esses dados comprovam a veracidade dos pormenores revelados e constituem um poderoso ponto de partida para uma investigação

Sem comentários: