segunda-feira, junho 11, 2007

Ota:
Marques Mendes saúda "recuo" do Governo
em "política de facto consumado"
ao aceitar estudar Alcochete


O líder do PSD, Marques Mendes saudou hoje o "recuo" do Governo na sua "política de facto consumado" quanto à Ota e a sua decisão de estudar a solução Alcochete.
"Disse mais do que uma vez que seria o primeiro a saudar o Governo se recuasse quanto à questão da ota e se abandonasse a política de facto consumado que tem seguido", disse o presidente social-democrata.
"Estou a cumprir aquilo que prometi e saúdo o governo por ter admitido encarar outras soluções", acrescentou.
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, afirmou hoje, no Parlamento, que o Governo vai fazer estudos comparativos entre a Ota e Alcochete, para saber qual destes é o melhor local para construir o novo aeroporto de Lisboa.
Mário Lino, que falava durante o colóquio sobre a construção do novo aeroporto de Lisboa, disse que mandatou o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) para estudar a viabilidade de construir o aeroporto em Alcochete.
Para Marques Mendes, que falava no Parlamento, "é bom que se comparem várias soluções e que se encontre no final a solução mais económica, mais barata, mais segura e mais eficaz".
"Agora há finalmente a possibilidade de se fazer uma copmparação e eu estou certo que ela ditará uma decisão que seja a melhor solução e não uma política de facto consumado", acrescentou.
"Esta não é uma questão partidária mas sim nacional e fundamental para o desenvolvimento do país", disse o líder do PSD, que garantiu, numa respota às críticas de que agiu neste processo com ligeireza, de que nunca apontou até hoje uma solução alternativa em concreto.
"Quanto estive no Poceirão disse que era importante estudar novas localizações e abandonar a política do facto consumado. Disse sempre que se deveriam estudar outras alternativas, em particular na margem sul", afirmou.
Para o presidente social-democratam o LNEC "é uma entidade isenta, rigorosa e independente" e garantiu não ter "nenhuma objecção em que seja escolhido para estudar o assunto".
A construção do novo aeroporto da região de Lisboa em Alcochete é defendida por um estudo hoje entregue pelo presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) ao Presidente da República.
"A primeira fase vai ser uma avaliação prévia da efectiva viabilidade da opção Alcochete", explicou Mário Lino.
Se se confirmar essa viabilidade, passa-se à segunda fase, que consiste na avaliação comparada das duas localizações, Ota e Alcochete, segundo o ministro.
Todo o processo deverá durar um máximo de 6 meses e, durante esse período, Mário Lino garante que o Governo não tomará qualquer decisão irreversível sobre o novo aeroporto.

Sem comentários: