terça-feira, agosto 15, 2006

Volta: Aos 36 anos, português vestiu a camisola amarela
Vareiro Pinho cumpre sonho

Carlos Pinho ganhou e vestiu, aos 36 anos, a camisola amarela pela primeira vez
O chavão pode ser vulgar mas traduz na perfeição a emotividade e indefinição desta Volta a Portugal: nove etapas outros tantos líderes. Ontem, na chegada ao Fundão, Carlos Pinho, veterano ciclista da Barbot, envergou, pela primeira vez na sua carreira, o ‘jersey’ símbolo da liderança.
O vencedor da etapa acabou por ser de novo um homem do Duja-Tavira, o búlgaro Krassimir Vassilev.
Pinho, de 36 anos, viveu ontem um dia que jamais irá esquecer. Há 17 anos no ciclismo, o corredor de Ovar nunca tinha alcançado tal feito. “Sempre tive o objectivo de vestir esta camisola um dia e felizmente consegui”, afirmou no final da etapa, reconhecendo que vai ser muito difícil manter a liderança uma vez que o ‘crono’ não é o seu forte.
No dia em que o pelotão subiu o ponto mais alto de Portugal Continental, mais um excelente espectáculo de ciclismo. O ex-camisola amarela, Pfannberger, sem equipa para o ajudar na subida à Torre, cedo deu mostras que a amarela iria mudar de novo. Já no final da tirada o austríaco acabou por reconhecer que não se sentiu “nada bem”. Os ataques sucederam-se logo no início da primeira contagem de montanha. Um grupo de 20 ciclistas formou-se na frente e não mais foi alcançado até à meta. Entre os corredores estavam de novo os principais candidatos à vitória final, excepto o camisola amarela. A 20 quilómetros da meta, Vassilev atacou no seio grupo e cortou a meta isolado no Fundão, dando a terceira vitória à equipa de Tavira.(«Correio da Manhã»)

Sem comentários: