terça-feira, agosto 01, 2006

O pugilista Santa Camarão
A INVESTIGAÇÃO SOBRE O PUGILISTA SANTA CAMARÃO E AS HOMENAGENS PRESTADAS

A investigação local em Ovar e em Lisboa no Beco da Cardosa foi realizada por Marcos Muge durante os anos de 2001, 2002 e 2003 e foi publicado no Jornal de Ovar numa rubrica "Espólio do Santa" entre Janeiro e Dezembro de 2004. Antes disso e durante esse tempo foram publicados artigos diversos em jornais de Ovar "Jornal de Ovar", "Praça Publica", "Tribuna Press" e "João Semana". Em Aveiro no "Diário de Aveiro" e o "Aveiro". Em Oliveira de Azeméis no "Correio de Azeméis". No Porto no "Norte Desportivo". Em Lisboa a homenagem no Beco da Cardosa no "Correio da Manha".
Acrescido a toda a investigação que Marcos Muge realizou e facultou a algumas pessoas, para que conste toda a verdade, as originais cassetes com os registos mágneticos desde os barbeiros, alfaiate, merceeiro, sapateiro, vizinhos, pessoas que viveram na mesma casa com o pugilista, fotografias, a carta de condução entre outros objectos pertencem e estão no arquivo de Marcos Muge.
Em Maio de 2002 prestou apoio ao jornalista Fernando Pinto facultando-lhe documentos e levando-o a testemunhas vivas que conviveram quase diáriamente com o pugilista Santa Camarão, na sua vida em Ovar. Ajudou um outro individuo de Lisboa, que depois de obter o que pretendia desapareceu.
Marcos Muge fez homenagens ao pugilista Santa Camarão, com a exposição a 25 de Dezembro de 2002, no dia dos 100 anos, com a cabeça que esculpiu, na montra do Café Neves.
A 6 de Abril de 2003 fez uma exposição biográfica no Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. Miguel em Alfama e o descerramento de um painel de azulejos que executou e ofereceu, que está na casa nº 10 no Beco da Cardosa, com o apoio da Junta de freguesia de S. Miguel.
O pedido que fez em Setembro de 2003 ao Governador Civil de Aveiro Sr. José Manuel Leão para que fosse realizado uma homenagem ao pugilista no Governo Civil, realizou-se em 26 de Janeiro de 2004, onde se incluiu tudo o que sugeriu, incluindo a primeira gala de boxe no Pavilhão do Beira-Mar a 28 de Fevereiro, também com o apoio do Sr. Governador.
Entre 5 e 23 de Abril de 2004 realizou-se sob proposta de Marcos Muge a primeira exposição de Homenagem ao Santa Camarão no Museu de Ovar.
Em 16 de Outubro de 2004 fez a primeira Gala de Boxe em Ovar com o apoio da Federação Portuguesa de Boxe, Associação de Boxe de Aveiro, Junta de Freguesia de Ovar e Jornal de Ovar.
Em 18 de Dezembro de 2004 fez outra homenagem ao pugilista vareiro, onde foi descerrado outro painel de azulejos que ofereceu ao Pavilhão Fight Clube na cidade de Matosinhos, com o apoio da Associação de Boxe do Porto. Junto uma fotografia onde se vê os pugilista em pleno combate e ao fundo o Painel de Azulejos.
Em 25 e 26 de Junho de 2005 fez a 4ª Gala de Boxe no Pavilhão da Oliveirense, realizada com os apoios da Câmara Municipal de Oliveira de Azemeis, Federação Portuguesa de Boxe e Associação de Boxe de Aveiro, homenageando Santa Camarão.

(e-mail enviado por Teresa Santos e aqui reproduzido na íntegra)

2 comentários:

Alvi-Negro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Fernando Pinto disse...

Olha a minha foto! Tirei várias fotografias do Marcos a trabalhar no seu ateliê, em Ovar, na altura em que preparava a minha reportagem sobre o referido pugilista, textos que saíram no "Tribuna Press" e no "João Semana". Gostei muito!

Fiquei muito feliz por ter ajudado este artista da minha terra a concretizar este seu projecto artístico.

Abraço,
FM