terça-feira, outubro 26, 2004

Vem aí mau tempo

De acordo com o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), a chuva forte deverá progredir do litoral para o interior e o vento «muito forte» poderá soprar até aos 65 quilómetros/hora no litoral, aos 80 quilómetros/hora nas terras altas, com rajadas que poderão chegar aos 120.
Face a estas condições, poderão ocorrer inundações urbanas, queda de ramos de árvore, movimentação de estruturas mal fixas, como andaimes e toldos, alertou ontem o SNBPC.
Assim, a Protecção Civil aconselha as pessoas a estarem atentas aos avisos das autoridades, fechar bem as janelas e retirar das varandas e peitorais todos os objectos soltos.
O SNBPC indica ainda como medida de precaução que se desobstrua os sistemas de escoamento de águas pluviais dos quintais ou varandas e se faça a limpeza das sarjetas, algerozes e caleiras dos telhados das habitações.
«Ao conduzir, reduza a velocidade, conduzindo com precaução devido a possíveis congestionamentos no trânsito. Tenha especial atenção aos lençóis de água que podem formar-se e não conduza ou estacione em zonas propícias a inundações urbanas», refere o alerta lançado ontem pelo SNBPC.
De acordo com o IM, prevê-se que as condições adversas atenuem a partir da tarde de amanhã, passando de chuva forte a regime de aguaceiros.

Sem comentários: